O Dia Nacional do Diabetes é celebrado nesta quinta-feira, 26, com o intuito de promover a conscientização para a prevenção e os fatores de risco. Em virtude da data, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), reforça o alerta sobre a doença crônica não transmissível que continua sendo um desafio de saúde pública.

A doença é normalmente silenciosa e se divide em dois tipos:  I e II. A tipo I é hereditária e geralmente aparece na infância ou adolescência, podendo ser diagnosticada em adultos, onde o tratamento exige o uso de insulina ou outra medicação para controle da glicemia. Já a tipo II, ocorre quando há o mau funcionamento da insulina no corpo, que está relacionado diretamente ao sobrepeso, alimentação inadequada, hipertensão e sedentarismo.

A referência técnica das Doenças Crônicas Não Transmissíveis da SES, Laís Menezes, destacou como medida preventiva a ida regular ao médico. “Manter uma alimentação equilibrada, praticar atividade física regularmente e controle do peso são algumas medidas essenciais para a adoção de um estilo de vida saudável que é fundamental para a prevenção da doença”, destacou.

O diabetes, quando não há controle, pode apresentar algumas complicações graves como problemas oculares, nos rins, nervos, além do aumento do risco de doenças cardiovasculares, infecções e até mesmo problemas na cicatrização que podem levar a amputação dos membros.

Sintomas

A doença geralmente é silenciosa, mas pode apresentar alguns sintomas como sede frequente, fadiga, vontade de urinar excessivamente, perda de peso e visão turva. Em caso de suspeita, a recomendação é procurar uma unidade de saúde para avaliação e diagnóstico da doença.

Após confirmação do diagnóstico por meio de exames, o paciente com diabetes é acompanhado pela Unidade Básica de Saúde (UBS), onde receberá toda a atenção integral e gratuita com orientações de controle e tratamento medicamentoso.

 

 

 

Fonte: SECOM – SE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Agências reguladoras: Indústria defende revisão imediata de cortes nos orçamentos das autarquias

    A Confederação Nacional da Indústria (CNI) publicou, na quarta-feira (23), [...]

  • Mobilização de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço acontece neste sábado, 26

    Neste sábado, 26, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), [...]

  • Seminário destaca vida, história e legado de Lampião no sertão sergipano

    Foi realizado ontem - quinta-feira (24), o seminário “Lampião, uma [...]

  • Dia do Motorista: uma profissão marcada por dedicação e cuidado aos passageiros

    Há seis anos no setor de transporte, motorista da Viação [...]

  • Advogado sergipano alerta sobre dívidas antigas em imóveis novos

    Comprar ou alugar um imóvel é um passo importante, mas [...]