O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou na última segunda-feira (16/5), cinco cirurgias de vasectomia em pacientes previamente agendados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa integra o programa Ebserh em Ação: Mais Especialistas , promovido pela estatal, em parceria com o Ministério da Saúde, com o objetivo de ampliar o acesso a procedimentos especializados em todo o país.

De acordo com a gerente de Atenção à Saúde do HU-UFS/Ebserh, Flávia Janólio, o impacto da iniciativa é amplo. “Os mutirões realizados no HU-UFS são relevantes porque ajudam a reduzir as filas de espera dos pacientes, garantindo que eles recebam atendimento mais rápido e eficiente”, destaca Flávia.

“Com esses mutirões recentes, o impacto tem sido bastante positivo: para o hospital, eles aliviam a sobrecarga de atendimentos, otimizando recursos e melhorando a organização; para os pacientes, significa acesso mais ágil aos cuidados de que precisam, o que pode fazer toda a diferença na saúde deles; e para os profissionais em formação, é uma oportunidade valiosa de aprender na prática, aprimorando suas habilidades e contribuindo para um atendimento de qualidade. É uma iniciativa que beneficia toda a comunidade do HU-UFS e contribui para fortalecer nosso compromisso com o SUS.”

Os procedimentos foram destinados a usuários que já estavam na fila de espera do hospital, previamente avaliados e agendados pela equipe assistencial. A previsão é que outras especialidades também sejam contempladas ao longo do ano, com a realização de novas ações voltadas à ampliação do acesso aos serviços de saúde.

O urologista do HU de Aracaju, Carlos Franco, comenta que as cirurgias realizadas hoje foram de pequeno porte e que ajudaram a diminuir o tempo de espera desses pacientes. “O paciente interna, opera e vai embora — tudo no mesmo dia. Os pacientes que passaram pelos procedimentos hoje são do ambulatório de urologia. A gente avalia, emite o pedido de internação para operar; o paciente tem que dar entrada na regulação e, depois que a cirurgia é autorizada, ele interna no dia do procedimento”, explica o urologista.

Sobre o programa

O Ebserh em Ação: Mais Especialistas está alinhado ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), cuja meta é ampliar em 40% o número de atendimentos até dezembro de 2025. Em 2024, o programa alcançou quase 28 mil procedimentos cirúrgicos e mais de 100 mil exames em todo o país, contribuindo significativamente para a redução das filas do SUS.

Sobre a Rede Ebserh – O HU-UFS integra a Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a estatal foi criada em 2011 e administra atualmente 45 hospitais universitários federais. Além de prestar assistência à população pelo SUS, essas unidades são espaços de ensino, pesquisa e formação de profissionais da saúde.

 

 

Fonte:

Agência Gov | Via Rede Ebserh

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Hospitais privados poderão trocar dívidas por atendimentos no SUS com nova regulamentação

    A instituição da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) [...]

  • Semac reforça apoio à realização da 28ª Missa do Cangaço na Grota do Angico

    A 28ª edição da Missa do Cangaço será realizada na [...]

  • Serpro lança curso gratuito sobre inteligência artificial no setor público

    O Serpro, a empresa de inteligência em governo digital e [...]

  • Aposentados do INSS têm até novembro para aderir ao acordo de ressarcimento nas agências dos Correios

      Os primeiros ressarcimentos de valores debitados indevidamente das contas [...]

  • Marlon Rossy está de volta a Aracaju com show ‘Rossy canta Rossi

    Fazendo um Tributo ao Rei do Brega, Reginaldo Rossi, Marlon [...]