Falta de medicações coloca usuários em risco

Mais uma vez o atendimento do Centro de Atendimento à Saúde de Sergipe (Case) chamar a atenção da população… pelo seu lado negativo, mais uma vez. Sistema oscilante, remédios em falta, filas e burocracia. Essa é a realidade enfrentada por milhares de usuários do Case em Aracaju.

Responsável pela distribuição de diversos tipos de remédio à população, o Case fica localizado no Centro Administrativo Augusto Franco, zona oeste da capital. São remédios caros e, cada um a seu modo, são essenciais para a manutenção e qualidade de vida dos pacientes.

O Tacrolimo evita a rejeição de órgãos transplantados

Nesta semana, o CINFORM recebeu mais uma triste denúncia. O remédio Tacrolimo está em falta. Destinado aos pacientes renais transplantados, o Tacrolimo é um imunossupressor usado, principalmente, após um transplante para reduzir o risco de rejeição ao novo órgão.

Para evitar que os pacientes fiquem sem esses medicamentos, a Associação dos Renais Crônicos e Transplantados de Sergipe (Arcrese) criou uma rede de solidariedade, em que as pessoas que conseguem os remédios no Case doam uma parte para aqueles que, por algum motivo, não conseguiram. Assim, aquele que doou um medicamento pode receber uma doação quando não conseguir pegar o seu no Case.

“Geralmente os problemas de falta de medicamento têm sido supridos pela associação, tanto para pacientes transplantados quanto para os que estão em hemodiálise”, comenta o presidente da associação, Lúcio Alves.

Procurada pela equipe de reportagem do CINFORM, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) alegou que este medicamento é fornecido pelo Ministério da Saúde, restando ao Case apenas a distribuição. Porém, a falta de medicamentos menos complexos e de responsabilidade do Estado são comuns segundo os pacientes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • R$ 4 bilhões: indústria naval vai gerar 10 mil empregos e contribuir para descarbonização

    Com investimentos superiores a R$ 4 bilhões, maior na história [...]

  • “Um Quê de Negritude”: Dança, cultura e resistência no palco do Teatro Tobias Barreto

    No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o [...]

  • Ironman: SMTT sugere rotas alternativas para garantir a mobilidade urbana em Aracaju; confira

    Para garantir a mobilidade urbana em Aracaju durante a realização [...]

  • GACC comemora cura do câncer Infantojuvenil de crianças acolhidas pela instituição

    Em alusão ao Dia de Combate ao Câncer Infantojuvenil que [...]

  • Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

    A partir das 10h desta sexta-feira (22), cerca de 220 [...]