Prefeita diz que Emsurb abriu processo administrativo para apurar responsabilidades

 Por Habacuque Villacorte – Da Equipe Cinform On Line

Diante dos inúmeros problemas registrados com a coleta do lixo, inclusive com a manifestação dos aracajuanos nas redes sociais e em setores da imprensa, a prefeita Emília Corrêa (PL) se manifestou publicamente sobre o assunto, em suas redes sociais, no início da noite dessa terça-feira (13), quando procurou tranquilizar a população sinalizando que, até a próxima sexta-feira (16), a operação esteja totalmente normalizada em toda a capital.

Emília Corrêa reconheceu as dificuldades encontradas, ficou solidária com a insatisfação da população e se comprometeu em trabalhar para resolver o problema o quanto antes. “Sei que muita gente está angustiada com os transtornos causados pela coleta de lixo nos últimos dias. E com toda razão. A cidade merece respeito. Estou acompanhando tudo de perto e cobrando providências”, reconheceu a prefeita, também demonstrando sua indignação.

“Me reuni esta semana com a equipe da Emsurb para entender a fundo a situação e acelerar a solução. Já temos cerca de 60% da cidade com a coleta normalizada. A previsão é que até sexta (16), 100% da operação volte ao normal”, sinalizou positivamente a prefeita de Aracaju. “A empresa Renova alegou que cinco caminhões estavam retidos por vistoria técnica da Adema. Informaram que os veículos seriam liberados nesta quarta-feira (14), e que as rotas seriam retomadas imediatamente”.

Ainda em suas redes sociais a prefeita explicou para a população o que já está sendo realizado por sua gestão. “Para minimizar os danos, a Emsurb redesenhou o cronograma e reforçou a coleta em áreas mais afetadas, como as zonas Sul e Norte. Mas eu sei: quem tá com lixo acumulado na porta quer ação, não explicação. E é bom deixar claro: a prefeitura está com todos os pagamentos em dia. Já foram repassados mais de R$ 8,4 milhões à empresa pelos serviços prestados entre fevereiro e abril”, esclareceu.

Apesar da realidade adversa, a prefeita Emília Corrêa pontuou que a prefeitura de Aracaju está ciente dos problemas, que segue vigilante e que tem cobrado respostas efetivas da empresa Renova. “Mesmo assim, a Renova já foi notificada mais de 10 vezes por falhas no serviço. A Emsurb abriu um processo administrativo pra apurar responsabilidades e aplicar as sanções cabíveis. A fiscalização está sendo intensificada”, garantiu.

Por fim, Emília Corrêa destacou o empenho de sua equipe de trabalho para contornar a situação e lembrou dos problemas encontrados e deixados pela administração anterior, após oito anos consecutivos. “Desde o primeiro dia, minha equipe trabalha para acabar com os contratos emergenciais que herdamos. A licitação da coleta de lixo é prioridade e será o caminho pra resolver, de forma definitiva, essa dependência que só prejudica a cidade”.

“Digo e repito: não aceito descaso com o povo. Aracaju não pode ser refém de empresa que não cumpre com sua parte. E vou até o fim pra garantir que os serviços públicos sejam prestados com respeito e dignidade. Vamos virar essa página com trabalho e responsabilidade. A cidade merece estar limpa, cuidada e à altura de quem vive nela. Podem contar esta prefeita”, concluiu Emília na manifestação que fez em suas redes sociais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo de Sergipe assina proposta de acordo para regularização da Praia do Saco

    O governador Fábio Mitidieri assinou, nesta quarta-feira, 14, proposta de [...]

  • Projeto Estrela Guia promove palestra sobre diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil em Capela

    O município de Capela recebeu, a ação do Projeto Estrela [...]

  • Ações realizadas no GACC são apresentadas na Assembleia Legislativa de Sergipe

    Foi realizada na manhã desta terça-feira (13) na Assembleia Legislativa [...]

  • Projeto de licenciamento ambiental é grande retrocesso, diz ministério

    A possibilidade de autolicenciamento ambiental para obras de médio porte, o [...]

  • Brasil terá política nacional para expandir internet via cabos submarinos

    O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, anunciou que [...]