Em comemoração ao aniversário de 57 anos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), uma série de eventos será celebrada no dia 15 de maio. O lançamento da campanha ‘Zero Gravidez na Infância’ será o primeiro deles.

Em 2024, 183 meninas com menos de 14 anos se tornaram mães no estado, segundo um levantamento feito pelo Comitê Estadual Prevenção da Mortalidade Materna Infantil e Fetal de Sergipe (CEPMMIF). O objetivo da campanha é assegurar a crianças o direito de viver a infância com saúde, educação, dignidade e proteção para seu pleno desenvolvimento, além de atingir uma meta de zero gravidez na infância até o ano 2030 no estado.

O lançamento ocorrerá às 9h, no Auditório Libório Firmino, localizado na Reitoria do campus São Cristóvão.

Confira a programação:

8h30: acolhimento/credenciamento

9h: Mesa de Abertura
(UFS, Comitê Estadual de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, Secretaria Estadual de Saúde, Procuradoria da Mulher/Assembleia Legislativa, Defensoria Pública, Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça de Sergipe, Fórum Estadual da Educação Infantil (coordenadoria da Infância e da Mulher), CEPMMIF, Rede Solidária de Mulheres.

10h30: Mesa de debates: Zero Gravidez na Infância
Coordenação CEPMMIF/Priscilla Batista

  • Situação Epidemiológica de Sergipe – Dr. Cláudio Mitidieri (SES)
  • Lançamento da Cartilha sobre Violência Sexual e Direito ao Aborto Legal – Dra. Betina (Defensoria Pública)
  • Lançamento da publicação Gravidez na Infância é uma Violação de Direitos
  • Perspectivas dos adolescentes sobre o tema – Conselho Estadual de Direitos da Criança e Adolescente (CEDECA)/Representante do adolescente de Sergipe no CPA (Comitê de Participação de Adolescentes)/Conanda)

12h: Encerramento

Fonte, Ascom UFS
Atualizado em: Seg, 05 de maio de 2025, 11:31

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Fluxo de passageiros no Aeroporto de Aracaju cresce 11,9% em março e reforça avanço do turismo em Sergipe

    A movimentação no Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria [...]

  • Obra do Complexo Viário Maria do Carmo altera trânsito na Av. Beira Mar a partir de sexta-feira, 17

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de [...]

  • Alese lança edital da Revista de Informação Legislativa e incentiva produção acadêmica em Sergipe

    _Edital do nº 2 da RIL/Alese tem inscrições prorrogadas e [...]

  • Diretor brasileiro de Itaipu garante tarifa reduzida em 2027

    As negociações em torno do Anexo C do Tratado de [...]

  • Governo de Sergipe moderniza rede e inicia reforma do centro cirúrgico do Hospital da Polícia Militar

    Como parte do processo contínuo de requalificação da Rede Estadual [...]