A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informou que a bandeira tarifária em vigor em maio de 2025 será a amarela. Com isso, o valor extra na conta de luz será de R$ 1,885 para cada 100 kWh consumidos. A decisão foi tomada em função da diminuição das chuvas, característica da passagem do período úmido para o seco, com projeções indicando precipitações e volumes de água nos reservatórios abaixo da média para os próximos meses.

Desde dezembro de 2024, o país vinha operando sob a bandeira verde, refletindo boas condições para a produção de energia elétrica. No entanto, com a chegada do período de estiagem, a expectativa é que a geração de energia por hidrelétricas sofra uma queda. Esse cenário pode exigir o uso mais frequente de termelétricas, que têm custos de produção mais elevados.

O modelo de bandeiras tarifárias foi criado pela ANEEL em 2015 para trazer mais clareza ao consumidor sobre os custos de geração de energia a cada mês. A ferramenta funciona como um indicativo das condições do setor elétrico e orienta os usuários quanto ao cenário energético do país.

Diante da ativação da bandeira amarela, a ANEEL reforça a importância de manter o consumo consciente de energia. Evitar desperdícios e adotar práticas de economia são atitudes fundamentais para colaborar com a sustentabilidade e a estabilidade do sistema elétrico.

Fonte: Brasil 61

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Câncer de pulmão: 15% dos casos acontecem em não fumantes

    No início de 2022, a professora aposentada Claudete Felix de [...]

  • Alex Melo prestigia ‘Condecoração dos Heróis’ e homenageia policiais

    A Igreja Universal do Reino de Deus realizou mais uma [...]

  • Vice-prefeito Ricardo Marques participa de inauguração de obras no Japãozinho

    O vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, participou nesta semana da [...]

  • Somos 213,4 milhões de habitantes no Brasil, estima IBGE

    O país chegou a 213,4 milhões de habitantes em 2025, [...]

  • Aracaju fortalece ecossistema de inovação no segundo dia do Startup Summit em Florianópolis

    O segundo dia do Startup Summit 2025 serviu para consolidar [...]