
O Brasil realmente não é um País para amadores! Quando você pensa que já viu de tudo nesse mundo, aí explode um escândalo envolvendo o governo Lula (PT) em que associações descontaram ilegalmente R$ 6,3 bilhões de aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)! É isso mesmo que você está lendo: n/ao bastassem os crimes de fraudes em licitação, de “caixa 2”, de direcionamentos e sonegações de impostos, aí decidem “roubar” o dinheiro dos “velhinhos”!
Um “assalto” silencioso e desumano contra aqueles que geralmente não têm como se defender, que nem percebem que estão sendo lesados. O poder público, que tinha a obrigação a vida inteira de oferecer serviços de qualidade, ainda permite que os brasileiros sejam atacados em plena velhice! O caso é tão grave que resultou na demissão do presidente do INSS, Alessandro Stefanutt. Não dá para deixar de se revoltar com tamanha “audácia”!
Foram cumpridos pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União 211 mandados de busca e apreensão, espalhados por todo o Brasil! Para conter a “sangria” do governo Lula, o ministro da Comunicação fez reunião emergencial, buscou criar narrativas com o objetivo de convencer a opinião pública e reduzir o “dano causado” diante de tamanho escândalo! Neste caso não adianta apenas reduzir os problemas, mas se trata também de “preparar o terreno” para possíveis “prisões de impacto”!
Mas alguém tinha que “pagar a conta”, mas se engana se você pensa que algum “figurão” será preso ou condenado, pelo menos a sinalização não tem sido essa! Mas como a “corda” só rompe do lado mais fraco, certamente quem terá que arcar com este “rombo” de R$ 6,3 bilhões é o povo brasileiro. E a “conta” chegou muito mais cedo do que muita gente esperava: a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira amarela vai voltar a aumentar as contas de luz no mês de maio.
O valor da conta de energia será de um real e oitenta e oito centavos para cada cem kilowatts-hora de consumo. É importante frisar que a ANEEL responsabilizou a falta de chuvas para intensificar a cobrança, já “prevendo” que as tempestades em regiões de reservatórios estarão abaixo da média nos próximos meses. Ou seja, nós brasileiros, honestos e pagadores de impostos, para desfrutar dos benefícios da energia elétrica teremos que pagar mais caro, possivelmente para “cobrir um rombo”!
Em síntese chama a atenção a omissão dos órgãos de fiscalização e controle, da OAB e, principalmente, do Ministério Público que assiste a tudo sem se posicionar com firmeza sobre este assunto. O povo brasileiro já é muito sofrido, muitas vezes está cheio de esperança, mas está claro que o governo e seus aliados trabalham para “abafar” o escândalo e “transferir a responsabilidade”! “Golpe” é roubar dinheiro dos mais pobres e, quando descoberto, finge que não sabe de nada, ainda prometendo pagar…
Por Habacuque Villacorte, da equipe CinformOnline.