Estimular a consciência ecológica e incentivar mudanças positivas de comportamento são os objetivos do programa Dialogar, lançado nesta quinta-feira, 24, pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac). O evento foi realizado no auditório do Museu da Gente Sergipana, em Aracaju. A primeira edição do Dialogar está programada para acontecer no município de Boquim. O projeto conta com van e tenda itinerantes para visitar os municípios sergipanos e engajar a população em ações como reflorestamento, coleta seletiva e defesa das áreas verdes, contribuindo para a construção coletiva da ecocidadania.

A secretária de Estado do Meio Ambiente, Deborah Dias, destacou o potencial do programa para o desenvolvimento ambiental. “O Dialogar executa o papel da Semac enquanto agente fomentador de transformação ecológica. Vamos levar a formação ambiental para a sociedade por meio da conscientização, e queremos envolver todos os municípios. Dessa forma, conseguiremos nos aproximar e criar um vínculo com a população”, afirmou.

Durante o evento, houve a apresentação do mascote Guigó, que tornará a iniciativa ainda mais lúdica e interativa. A escolha busca simbolizar e homenagear o macaco-guigó, tipicamente nativo da região da Mata Atlântica sergipana e do norte da Bahia. Também foi exposta a revista educativa, elaborada pela Semac, que será distribuída nas ações.

O procurador-geral do Estado, Carlos Pinna, representou o governador Fábio Mitidieri no evento. “Esse é um dia para celebrar e se emocionar, porque vemos a atividade-fim de nossas pastas sendo materializada. Estamos aqui para reverenciar e projetar um futuro auspicioso para o meio ambiente sergipano. A união das instituições governamentais e não-governamentais é a saída para solucionar problemas que afligem a sociedade, e o programa Dialogar servirá de modelo para a construção de políticas públicas”, afirmou.

A programação de lançamento do programa Dialogar contou ainda com uma apresentação teatral promovida pela Semac, que abordou a importância do amor e da preservação ambiental, envolvendo o público que lotou o auditório.

O prefeito do município de Neópolis, Allysson Tojal, esteve presente para conferir as informações do Dialogar. “Somos da região do Baixo São Francisco, e precisamos dessa sintonia e parceria com o Governo do Estado. Parabenizo a Semac por esse programa que é importante demais para o nosso município”, ressaltou.

Também prestigiaram o evento o promotor de justiça do Ministério Público de Sergipe, Sandro Luiz da Costa; o superintendente em Sergipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Cássio Murilo dos Santos; a superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Sergipe, Priscila Felizola; o presidente da Administração Estadual de Meio Ambiente de Sergipe (Adema), Carlos Anderson Pedreira; e a secretária municipal do Meio Ambiente de Aracaju, Emília Golzio, que representou a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa.

Estiveram ainda representantes da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Iguá Saneamento, Eneva, Carmo Energy, Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) e secretarias municipais do Meio Ambiente, Educação e Assistência Social de diversos municípios sergipanos.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prévia da inflação de abril fica em 0,43%, puxada pelos alimentos

    A prévia da inflação oficial registrou 0,43% em abril, pressionada pelos preços [...]

  • Prefeita Emília participa de Fórum da CNT e anuncia envio de projeto de lei para aquisição de novos ônibus pelo PAC

    A Prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, participou, na última quinta-feira, [...]

  • Seplan promoverá 1ª reunião de 2025 da Rede Sergipana de Observatórios

    A Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) realizará, [...]

  • Saúde pede incorporação de vacina contra o herpes-zóster ao SUS

    O Ministério da Saúde encaminhou à Comissão Nacional de Incorporação [...]

  • Avanços legais ainda contrastam com exploração do trabalho doméstico

    A evolução da legislação em contraste com a realidade de exploração [...]