O Senado aprovou nesta quarta-feira (23) novas regras para o transporte aéreo de animais domésticos. A proposta, que volta para análise da Câmara dos Deputados, obriga as companhias aéreas a oferecerem opções de transporte de cães e gatos adequados ao porte e às funções do animal. 

O substitutivo da senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) ao PL 13/2022 determina que as empresas publiquem informações atualizadas e completas sobre o serviço e mantenham equipes treinadas e equipamentos específicos para o trabalho. Os cães-guias continuam com o direito garantido de voar com seus tutores.

O projeto foi chamado de Lei Joca, lembrando o episódio do cachorro Joca (foto) que morreu após erro no destino e transporte inadequado.

Após a aprovação, a senadora comemorou dizendo que, pela primeira vez, o Brasil terá uma legislação sobre o tema.

“Agora as companhias aéreas vão poder ofertar o transporte dos pets nos aviões mas de uma forma segura para os animais e para os passageiros”.

Em outubro do ano passado, o Ministério dos Portos e Aeroportos anunciou o Plano de Transporte Aéreo de Animais (Pata), com regras mais rígidas para o transporte de animais em voos.

 

*Com informações da Agência Senado

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Ricardo Souza traz inovação tecnológica para alavancar a competitividade e transformar empresas sergipanas

    Cerca de 9 milhões de empresas brasileiras já utilizam Inteligência [...]

  • Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe realiza 3ª Mostra Científica na sexta-feira, 31

    O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen/SE), unidade [...]

  • MPT-SE celebra Dia da Servidora e do Servidor Público

    Café da manhã, sorteio de brindes e acolhimento a servidores [...]

  • Apostas online: CNI publica manifesto em defesa da taxação das bets

    No primeiro semestre de 2025, quase 18 milhões de brasileiros [...]

  • Aracaju fortalece segurança pública com tecnologia digital, integração e presença efetiva nas ruas

    A Prefeitura de Aracaju tem intensificado, nos últimos meses, uma [...]