Em 2024, o Brasil figurou em quinto lugar na lista de países com mais denúncias de páginas que distribuíram conteúdos de abuso sexual infantil, de acordo com o relatório da rede internacional InHope.

De 2022 para 2024, o país viu as notificações se multiplicarem, passando da 27ª posição no ranking para a atual. Nas primeiras posições, aparecem Bulgária, Reino Unido, Holanda e Alemanha.

Para analisar a situação nos países, a InHope apoia-se nos dados coletados pelos 55 canais de denúncia de crimes na internet, chamados de hotlines, que integram a associação internacional. A rede está presente em 51 países. No Brasil, quem recebe as denúncias e faz a contagem é a entidade SaferNet, que desde 2006 atua em parceria com o Ministério Público Federal (MPF).

Das mais de 50 mil páginas denunciadas no Brasil, 10.823 foram repassadas a hotlines e autoridades de outros países, porque, ao que tudo indica, envolviam vítimas de outras nacionalidades. No cálculo, também entraram as páginas associadas a crimes que aparentemente não ocorreram no Brasil.

“Outras 38.051 páginas com indícios de abuso sexual infantil foram encaminhadas aos hotlines com o auxílio de ferramentas de detecção automatizada e pró-ativa, no contexto do projeto Discover, totalizando 48.874 páginas diferentes entre si compartilhadas pela SaferNet Brasil com outros hotlines membros do InHope em 2024”, acrescenta a SaferNet.

No ano passado, foram detectadas, ainda, 1.155 páginas diferentes hospedadas no Brasil, o equivalente a 0,05% de todas as páginas com material de abuso sexual infantil identificadas no mundo.

Segundo a SaferNet, tais páginas foram recebidas e analisadas pelo Núcleo Técnico de Combate aos Crimes Cibernéticos do MPF e autuadas para investigação.

A Safernet mantém a Central Nacional de Denúncias, conveniada ao Ministério Público Federal e o Canal de Ajuda, o Helpline, para vítimas de violência online.

 

 

Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Hospital Primavera participa do Circuito Rosa 2026

    No dia 24 de outubro de 2026, a Praia da [...]

  • Governo Federal renova subvenção de R$ 2,12 ao óleo diesel

    Marcelo Camargo/Agência Brasil Subvenção ao óleo diesel está prevista em [...]

  • Polícia Federal cancela passaportes de Flávio Bolsonaro

    A Polícia Federal (PF) cancelou os passaportes do senador Flávio [...]

  • Prefeitura inicia trabalho de georreferenciamento e padronização dos logradouros de Aracaju

    Ação conjunta entre Semfaz e Emurb visa padronizar nomenclaturas e [...]

  • Convite à imprensa: Governo de Sergipe realiza entrega do Educação Nota 10 na quarta-feira e premiará quase 5.700 professores e servidores

    Uma das principais políticas de valorização profissional da educação pública [...]