Anos atrás, Sam Walton, fundador da maior rede de varejo do mundo, a Wal-Mart, abriu um programa de treinamento para seus funcionários, com muita sabedoria. Quando todos esperavam uma palestra sobre vendas e atendimento, ele iniciou com as seguintes palavras:
“Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e espera pacientemente, enquanto o garçom faz tudo, menos anotar meu pedido.

Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares.

Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca usa a buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal.

Eu sou o homem que explica sua desesperada urgência por uma peça, mas não reclama que a recebe somente após três semanas de espera.

Eu sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial, parece estar pedindo um favor, implorando por um sorriso ou esperando apenas ser notado.

Você deve estar pensando que eu sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas… Engana-se.
Sabe quem eu sou? Eu sou o cliente que nunca mais volta!

Divirto-me vendo milhões gastos todos os anos em anúncios de toda ordem, para levar-me de novo à sua empresa. Sendo que quando fui lá  pela primeira vez, tudo o que deveriam ter feito era apenas uma pequena gentileza, simples e barata: tratar-me com um pouco mais de cortesia.

Só existe um chefe: o CLIENTE. E ele pode demitir todas as pessoas da empresa, do presidente ao faxineiro, simplesmente levando o seu dinheiro para gastar em outro lugar.”

____
Getulio Apolinário Ferreira, capixaba, engenheiro e militante na área da consultoria organizacional

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Plataforma identifica áreas prioritárias para restauração florestal

    Uma ferramenta desenvolvida pela organização não governamental (ONG) Conservação Internacional [...]

  • Roupa Nova promete reviver emoções em Aracaju com Turnê 2025

    Roupa Nova está de volta e desta vez promete sacudir [...]

  • Alex Melo reforça significado da Páscoa e homenageia renascimento de Jesus

    O vereador Alex Melo (PRD) reforçou a importância de lembrar [...]

  • Maurício Maravilha quer implementar Jardins de Chuva em Aracaju e faz visita técnica em Salvador para conhecer projeto

    O vereador Maurício Maravilha (União Brasil), realizou visita técnica nesta [...]

  • Etel Mendes assume SindGestor-SE com proposta de gestão participativa e valorização da carreira

    Na última terça-feira, 15, Etel Soares Mendes, foi eleita a [...]