Em alusão ao mês das águas, comemorado em março, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) promoveu ações educativas didáticas e lúdicas de conscientização ambiental a alunos do ensino fundamental das escolas municipais Agnaldo Silva Santana, na cidade de São Cristóvão, e Manoel Cunha, no município de Nossa Senhora do Socorro.

As atividades, que incluíram a distribuição de revista da Turma da Mônica, cuja edição traz uma abordagem sobre o “Uso Racional da Água e Saneamento Básico” e copos de água potável da Deso, tiveram o objetivo de explicar e destacar a importância do ciclo do saneamento para o meio ambiente e para a saúde, qualidade de vida e bem-estar da população.

O técnico em elétrica da Gerência de Manutenção Eletromecânica (GMEL) da Deso, Jaldicelio da Silva Santos, responsável pela ação realizada anualmente no mês de março, ressaltou o papel formativo do trabalho desenvolvido. “Isso ajuda na formação de cidadãos engajados em cuidar do meio ambiente, preservando nossos mananciais de água, como rios e nascentes. Afinal, água é um bem não renovável, que precisa de nossa total atenção, e ter contato com essas informações desde cedo vai contribuir para a formação deles como pessoas e profissionais”, explica.

Durante a iniciativa, as crianças receberam orientações sobre a necessidade de preservação dos recursos hídricos e o que fazer para evitar o desperdício e a forma correta de sua armazenagem, bem como a pintura do ciclo da água, aliando a criatividade à sensibilidade ambiental.

Boas práticas

A Deso possui uma série de projetos voltados à educação ambiental, indicados a todas as faixas etárias e com foco no público externo e interno. São exemplos os programas ‘Deso vai à Escola’, ‘Saneamento Expresso’, ‘Deso Comunidade’, ‘Escola vem à Deso’ e ‘Projeto Deso Colaborador’, que disseminam a relevância do desenvolvimento sustentável, da preservação ambiental e do uso racional da água.

A atuação da Companhia é reconhecida por entidades relevantes, como o Movimento Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS Sergipe. Em 2024, pela quinta vez consecutiva, a Gerência Socioambiental (Gesa) da Deso recebeu o Selo ODS e o Prêmio Boas Práticas pelo Movimento ODS Sergipe, condecorações conquistadas pelo alinhamento aos ODS da Organização das Nações Unidas (ONU).

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Valmir de Francisquinho começa a construir uma alternativa para a oposição

    Atacado por diversos setores da imprensa sergipana, o prefeito de [...]

  • Prefeita de Siriri busca investimentos para o município em Brasília

    A prefeita de Siriri, Daiane Oliveira, cumpre intensa agenda nesta [...]

  • SARAH TARSILA – “Sergipe registrou crescimento de quase 20% nas receitas em 2024”

    Auxiliar do governo destacou o bom momento das finanças estaduais [...]

  • Coluna Foco no Interior, por Keizer Santos

    "Ele quer tumultuar", declara Alex Henrique ao se referir a [...]

  • Adelmário Coelho, Flávio José e Dorgival Dantas estão de volta a Aracaju com projeto ‘Triângulo do Forró

    Os forrozeiros Adelmário Coelho, Flávio José e Dorgival Dantas escolheram [...]