O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) publicou, na última quarta-feira, 28 de fevereiro, a Portaria MPA nº 427/2025, que institui o Núcleo de Gerenciamento e Execução (NGE), do Programa Nacional de Regularização de Embarcações de Pesca (Propesc). O objetivo do NGE é executar ações de vistoria de embarcações de pesca, capacitação e atualização da base de dados do Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), além de assegurar a continuidade das análises para concessão e renovação das Autorizações de Pesca.

A portaria estabelece as competências das áreas técnicas do NGE, que terá caráter deliberativo, e funcionará como uma unidade da Secretaria Nacional de Registro, Monitoramento e Pesquisa da Pesca e Aquicultura do MPA, responsável pela coordenação do Propesc.

“Com a criação do NGE e a execução do PROPESC, esperamos cada vez mais promover o desenvolvimento da cadeia produtiva da pesca, incentivando o cumprimento das normas de ordenamento, monitoramento e controle da atividade pesqueira, no combate à pesca ilegal, não reportada e não regulamentada”, afirmou Elielma Bocem, diretora do Departamento do Registro e Monitoramento da Pesca e Aquicultura/MPA.

Embarcações – nesta quinta-feira (27/2), o MPA publicou a Portaria MPA nº 428/2025 com a lista das embarcações inscritas, habilitadas e não habilitadas para a pesca especial temporária da tainha em 2025 . As embarcações não habilitadas tem até 5 dias para entrar com recurso.

Clique e acesse as portarias:

Portaria MPA nº 427/2025

Portaria MPA nº 428/2025

 

 

Fonte: Gov.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Kartódromo de Aracaju tem ajustes finais para receber a 26ª Copa Brasil de Kart a partir do dia 23

    Em menos de duas semanas, pilotos de todo o Brasil [...]

  • Edu Borges celebra o Dia Mundial do Rock com show especial em São Cristóvão pelo Circuito Banco do Nordeste Cultural

    Em comemoração ao Dia Mundial do Rock, o cantor e [...]

  • Governo lança Investe+ Aeroportos para atrair novos investimentos privados

    O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) apresentou, nesta terça-feira [...]

  • Disputa sobre IOF em meio a rombo fiscal preocupa o setor produtivo

    O vai e vem em torno do Imposto sobre Operações [...]

  • ARACAJU – “Sabiamos que era necessário também ampliar o número de unidades”

    Prefeitura confirma que o prazo para a conclusão da obra [...]