A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) amplia a segurança dos usuários do GOV.BR ao tornar a conta dessas pessoas na plataforma em nível Ouro. Ao todo, mais de 21 milhões de brasileiros já possuem o documento, que também reduz as fraudes e melhora os cadastros da administração pública. Deste total, 34% dos cidadã os que emitiram a CIN já possuem uma conta Ouro no GOV.BR. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (24/2) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

“A conta Ouro é a mais segura do GOV.BR, possibilita o acesso a todos os serviços disponíveis na plataforma. Sugerimos às pessoas que utilizem a CIN par a subir de nível na plataforma”, disse o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. Atualmente, o GOV.BR possui mais de 4.500 serviços disponíveis, como o Assinatura GOV.BR, Meu INSS, Carteira de Trabalho Digital, Meu SUS Digital e o Pé de Meia.

Passo a passo Infraestrutura Pública Digital

A partir do recebimento do documento impresso, as pessoas já podem acessar o aplicativo do GOV.BR para baixar a CIN em formato digital e mudar o nível da sua conta. O primeiro passo é selecionar a opção “aumentar nível”. Com o documento em mãos, use o aplicativo para ler o QR Cod e impresso na CIN e realizar o reconhecimento facial.

É importante fazer esse processo em um local iluminado e sem nada atrás, além de evitar usar chapéu ou óculos escuros . Outra dica é segurar o celular de forma firme na altura do rosto e manter a cabeça dentro do círculo. Após esse processo, sua conta será de nível Ouro.

Já para inserir a CIN Digital na sua carteira de documentos no aplicativo, o processo é similar ao que já ocorre com a CNH. Após o login, vai aparecer o ícone ‘Carteira de documentos’ na tela inicial, bastando clicar no botão ‘+’, escolher ‘Carteira de Identidade’ e ir em “Adicionar Documento’ para ter a sua CIN Digital adicionada.

Infraestrutura Pública Digital

O ministério está trabalhando na construção de uma Infraestrutura Pública Digital (IPD) de Identificação Civil para melhorar a oferta dos serviços públicos. Essa IPD utilizará a base de dados da CIN e a identificação em meios digitais a partir do GOV.BR. “Ao unir as bases dessas duas políticas públicas, buscamos uma identificação inequívoca das pessoas. Assim, vamos poder , inclusive, ofertar serviços de forma automatizada, de acordo com a jornada de vida das pessoas”, explicou Mascarenhas.

Uma IPD é um conjunto de sistemas digitais compartilhados que devem ser seguros e interoperáveis. Esses sistemas podem ser construídos a partir de especificações e padrões abertos, para ofertar acesso equitativo a serviços públicos e privados.

 

 

 

Fonte: Gov.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo de Sergipe impulsiona revitalização de estaleiro com missão no Rio de Janeiro

    Nesta sexta-feira, 15, uma comitiva do Governo de Sergipe realizou [...]

  • Caminho não é atalho: UFS inicia construção coletiva de políticas de ações afirmativas

    A Universidade Federal de Sergipe (UFS) está trilhando um caminho [...]

  • Banese tem lucro de R$ 21,8 milhões no 1º trimestre do ano

    O Banco do Estado de Sergipe (Banese) obteve um lucro [...]

  • Prefeitura de Aracaju apresenta ao MPSE diagnóstico e ações de acolhimento a crianças, adolescentes e pessoas em situação de rua

    A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, participou nesta quinta-feira, 14, [...]

  • Buscas de brasileiros sobre COP30 na internet crescem 440% em agosto

    A pouco menos de três meses para o início da COP30 em [...]