Emília Corrêa enviará para a CMA projetos para criar e reestruturar secretarias

O presidente da Câmara Municipal, o vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), declarou abertos os trabalhos legislativos da 44ª legislatura, em sessão ordinária não deliberativa realizada na manhã dessa terça-feira (4). Na oportunidade, Ricardo saudou a prefeita Emília Corrêa, relembrando a passagem dela como vereadora por 8 anos na Casa legislativa. A sessão ainda contou com a presença do vice-prefeito, Ricardo Marques, secretários municipais e gestores de órgãos do município.

Ricardo Vasconcelos convidou a prefeita Emília Correa para a tradicional leitura da mensagem do gestor do executivo municipal aos vereadores. A prefeita cumprimentou os integrantes da mesa diretora e demais vereadores e destacou o papel do legislativo do município junto às demandas da população aracajuana.

“Na prefeitura, vocês terão portas abertas para tratar de todas as demandas, assim como o povo de Aracaju”. É um novo tempo, hoje vocês têm uma prefeita, é a primeira mulher prefeita da história de Aracaju. Vamos continuar trabalhando em prol do povo de Aracaju. O poder legislativo tem um papel vital e insubstituível na construção de uma sociedade mais justa. Nesta casa, as vozes do povo se encontram. Sem a colaboração de vocês, o progresso que o povo almeja não seria possível. Sem demérito a nenhuma função política, a função de um vereador é muito mais forte do que um deputado, um senador, é mais próxima ao povo. As outras funções também são importantes, de excelência, mas não estão tão próximos ao povo”, declarou Emília Correa.

Ricardo Vasconcelos

O presidente Ricardo Vasconcelos, após Emília Concluir a mensagem, ocupou a tribunal e falou sobre a missão que a prefeita de Aracaju terá nos próximos quatro anos. Ricardo pontuou que os vereadores continuarão atentos às questões relevantes para o município de Aracaju.

“Nos resta desejar boa sorte, sucesso, que Deus lhe abençoe ainda mais. Que ele possa abrir os caminhos para você, que ajude a tomar as melhores decisões para nós, para o nosso povo.  É preciso deixar você trabalhar, é preciso dar um voto de confiança a você”, disse Ricardo em fala dirigida à prefeita. “Mostre o que você precisa desse parlamento para trabalharmos no sentido de retomar o desenvolvimento e cidadania em Aracaju. Vocês têm tudo para virar chave, para construir uma cidade muito melhor.  A população espera resultado”, completou o presidente da CMA.

Projetos do Executivo

Com o retorno das atividades legislativas, a Prefeitura enviará à Câmara Municipal de Aracaju projetos de Lei que visam à criação e reestruturação de secretarias municipais. A reforma administrativa foi anunciada pela prefeita Emília Corrêa, durante a abertura dos trabalhos da CMA.

De acordo com a prefeita, a reforma administrativa representa uma necessidade vital para o primeiro momento do mandato. Entre os projetos, estão a criação da Secretaria de Cultura, da Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher e da Secretaria da Inclusão da Pessoa com Deficiência. Além disso, o Executivo encaminhará à Câmara a reestruturação da atual pasta de Articulação Política e Relações Institucionais, que passará a se chamar Secretaria Municipal de Parcerias, Investimentos e Articulação.

“Todas essas três secretarias estão sendo criadas de forma enxuta, buscando modernizar a gestão e atender às demandas da nossa sociedade”, frisou a prefeita Emília Corrêa.

A criação da Secretaria Municipal de Cultura buscará maior eficiência na gestão pública para o setor, viabilizando a captação de recursos. Já a Secretaria da Mulher terá o objetivo de consolidar todas as legislações municipais de Aracaju relacionadas às políticas para as mulheres. “A Secretaria Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência, um compromisso do nosso Plano de Governo, atuará de forma integrada com as demais secretarias, garantindo e defendendo os direitos das pessoas com deficiência, além de promover a inclusão social”, explicou.

A reforma também inclui a reestruturação da Secretaria de Articulação Política, que será renomeada para Secretaria Municipal de Parcerias, Investimentos e Articulação. “A nova pasta terá o foco na atração de investimentos e na captação de recursos a serem aplicados na cidade de Aracaju, por meio do desenvolvimento do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e de Parcerias Público-Privadas (PPP), que serão responsáveis por avanços significativos em diversos serviços e setores”, finalizou a prefeita.

Matéria da equipe CinformOnline.

(*) Com informações da Prefeitura de Aracaju e da Câmara Municipal

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Nova regra exige que empresas avaliem riscos à saúde mental no trabalho a partir de maio

    A partir de maio deste ano, as empresas brasileiras terão [...]

  • Com reestruturação, Ligue 180 amplia atendimento à mulher

    A reestruturação da Central de Atendimento à Mulher - Ligue [...]

  • Governo de Sergipe garante kits escolares e fardamento para estudantes da rede estadual

    Cadernos, canetas, lápis e uniformes não são apenas itens básicos [...]

  • Políticos “frios” e “impopulares” não serão eleitos e nem reeleitos em 2026

    A eleição de 2026 já se iniciou nos bastidores da [...]

  • ARACAJU – “Vocês terão portas abertas para tratar de todas as demandas”

    Emília Corrêa enviará para a CMA projetos para criar e [...]