A Prefeitura de Aracaju por meio do vice-prefeito Ricardo Marques e o Secretário Interino da Funcaju, Fábio Uchoa seu reuniu, nesta quarta-feira, 22, com o Conselho Municipal de Participação e Promoção da Igualdade Racial (Comppir)e com a Comissão de Igualdade Racial da OAB/SE, na sede da prefeitura de Aracaju. O objetivo do encontro foi dar continuidade aos debates sobre as atividades relacionados a cultura afrodescendente que vão fazer parte das comemorações dos 170 anos de aniversário de Aracaju.

Ricardo Marques explicou que no último dia 11, a Comissão Organizadora dos 170 anos de Aracaju iniciou a elaboração da programação acerca das atividades que farão parte das festividades. “Essa conversa com o Conselho Municipal de Igualdade Racial teve início ainda na primeira reunião da comissão organizadora, que aconteceu dia 11, onde começamos a formatar a programação de aniversário. Já nesta reunião, a prefeita Emília Correa determinou que seja feito tudo que a legislação permita para termos uma programação diversificada e transparente. Teremos eventos de vários ritmos e segmentos e é claro que atividades relacionados à cultura afro vão fazer parte desta programação”.

Para Maria Elisângela dos Santos, presidente do Comppir, essa encontro destaca a coerência da prefeitura em evidenciar a cultura negra para os aracajuanos durante o aniversário de Aracaju. “Essa reunião é importante porque mostra a diferença da atual gestão em dialogar não só com o Conselho, mas com a sociedade aracajuana, sobre as religiões e a cultura negra também. Nós temos o hip-hop e a capoeira que são culturas que foram deixadas de lado por muito tempo, e o fato de ter ficado o ano passado fora da programação, isso machucou muito a gente, em todas as formas. Nós tivemos muitos eventos cancelados o ano passado e o fato de termos atividades da cultura negra na programação dos 170 anos de aniversário de Aracaju é de grande importância”.

O secretário interino da Funcaju, Fábio Uchoa enfatizou que a gestão da prefeita Emília Corrêa tem como prioridade uma política inclusiva em todas as esferas. “A atual gestão tem compromisso firmado com todos os movimentos culturais da capital. A a política inclusiva é uma exigência da prefeita Emília Corrêa”.

Para Carlos César Zuzarte, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SE, essa proximidade entre a prefeitura e os povos de comunidades tradicionais e de terreiros é necessária para a construção de um alinhamento. “É importante essa atenção que a Prefeitura dedica aos movimentos negros, aos povos de terreiros e de comunidades tradicionais para que haja um alinhamento entre as entidades e a gestão. Então, essa iniciativa faz com que a gente tenha a esperança de momentos melhores para a nossa cidade, principalmente com o povo negro”.

Fonte, Agência Aracaju de Notícias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Franqueado da BeFly Travel Aracaju participa de corrida da Disney e incentiva sergipanos

    Durante a última semana, o franqueado da BeFly Travel Aracaju, [...]

  • Emergência Climática em Foco: 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente acontece em Aracaju

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do [...]

  • Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui são indicados ao Oscar 2025

    O filme Ainda Estou Aqui foi indicado a três categorias do Oscar 2025. [...]

  • Segurança Pública apreende seis toneladas de drogas durante 2024

    Como resultado do reforço no enfrentamento à criminalidade, a Secretaria [...]

  • Prefeitura de Aracaju e Conselho de Igualdade Racial dialogam sobre atividades afro religiosas

    A Prefeitura de Aracaju por meio do vice-prefeito Ricardo Marques [...]