A OAB/SE busca a tramitação de um processo ético, transparente e representativo,

O Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) publicou nessa terça-feira (21), no Diário Oficial Eletrônico da OAB, o edital nº 01/2025 do Conselho Seccional da Ordem, que regulamenta o processo seletivo para formação da lista sêxtupla destinada ao preenchimento da vaga do Quinto Constitucional pertencente à advocacia no Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ/SE).

As inscrições estarão abertas de 6 a 25 de fevereiro e poderão ser realizadas mediante envio do requerimento nos termos do edital e da Resolução nº 17/2024, juntamente com a documentação necessária, para o e-mail quinto@oabsergipe.org.br ou diretamente na sede da OAB/SE.

Os candidatos devem comprovar notório saber jurídico, reputação ilibada, e pelo menos 10 anos de efetivo exercício da advocacia, além de estarem na faixa etária de 35 a 70 anos.

Com a implementação de critérios democráticos e inclusivos, assegurando paridade de gênero (o mínimo de 50% de mulheres) e da representatividade racial (o mínimo de 30% de representatividade racial), a OAB/SE busca a tramitação de um processo ético, transparente e representativo, reafirmando o compromisso com os princípios da advocacia e com a promoção da justiça. Conforme o edital, o processo de formação da lista sêxtupla será dividido em duas etapas principais, regulamentadas pela Resolução nº 17/2024 do Conselho Seccional da OAB/SE.

Arguição e seleção

No dia 20 de março, após o julgamento dos recursos, o Conselho Pleno realizará uma sessão especial com a apresentação e arguição dos candidatos. Ao final, 12 nomes serão selecionados pelos conselheiros estaduais, respeitando critérios de inclusão, como paridade de gênero e representatividade racial.

Consulta direta à classe

Os 12 candidatos escolhidos serão submetidos à votação on-line pelos advogados regularmente inscritos na OAB/SE. A consulta ocorrerá no dia 6 de abril, por meio de uma plataforma eletrônica auditável, garantindo sigilo, integridade e segurança no processo de votação.

Fim do processo

Após a eleição on-line, o Conselho Pleno da OAB/SE encaminhará ao Tribunal de Justiça de Sergipe a lista sêxtupla com o nome dos seis candidatos mais votados pelos advogados sergipanos. Os desembargadores do TJ/SE farão a escolha de três nomes e encaminharão ao governador de Sergipe uma listra tríplice. A ele caberá a incumbência para escolha do novo desembargador. A vaga para o Pleno do Tribunal de Justiça se deve a aposentadoria do desembargador Luiz Antônio Araújo Mendonça.

Danniel Alves Costa

O presidente da OAB/SE, Danniel Alves Costa, explica que a escolha do representante da advocacia no Quinto Constitucional é um momento crucial para a classe. “Sabemos que este processo desperta muitos interesses, mas que concentra muitas discussões acaloradas. Nosso compromisso que é esse processo ocorra de forma justa, com igualdade de oportunidades para todos os concorrentes. Não vemos este momento como uma disputa, mas como uma oportunidade natural de fortalecer a nossa classe”.

Da Equipe CinformOnline

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Secretária da Educação de Aracaju se reúne com Sindipema e ouve demandas da categoria

    A secretária da Educação de Aracaju (Semed), Edna Amorim, acompanhada [...]

  • Coluna Foco no Interior, por Keizer Santos

    Prefeitos petistas podem se aliar a Mitidieri, em 2026 Durante [...]

  • Força-tarefa evitou prejuízo de R$ 393,8 mi à Previdência em 2024

    O trabalho conjunto do Ministério da Previdência Social, da Polícia [...]

  • Educação de Sergipe melhora indicadores, reduz desigualdades e receberá complementação Valor Aluno Resultado

    Pela primeira vez na história da rede pública educacional do [...]

  • Secretária da Família e Assistência Social, Simone Valadares, fala sobre desafios e projetos na gestão

    Nesta terça-feira, 21, a secretária da Família e Assistência Social, [...]