Mais de 2 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) já foram beneficiados com a entrega de cadeiras de rodas pelo Governo de Sergipe, por meio do Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino (CER IV), equipamento gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Os modelos atendem tanto adultos quanto crianças e incluem cadeiras de banho infantil, cadeiras para tetraplégicos, monobloco e cadeiras motorizadas.
A iniciativa, realizada por meio da SES e da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), contempla a aquisição de até 12.550 cadeiras de rodas, que serão distribuídas gradativamente, conforme a demanda e a capacidade operacional do CER IV.
Segundo a gestora operacional do setor de órteses e próteses, Tamires Guilherme, a entrega de cadeiras de rodas segue diariamente. “Para o usuário ter acesso, basta ir ao setor de Órteses, Próteses do CER IV. Os pacientes que precisam de cadeiras de rodas devem apresentar um relatório médico, fisioterapêutico ou terapeuta ocupacional contendo o código da Classificação Internacional de Doenças (CID-10) e o peso do paciente, além de documentos pessoais e o cartão do SUS”, explicou a gestora.
Autonomia e qualidade de vida
Os materiais entregues simbolizam mais dignidade, autonomia e qualidade de vida para pessoas com deficiência. A enfermeira Vanessa Ribeiro, foi receber a cadeira de rodas para o filho, José Gustavo. Para ela, a cadeira de rodas vai facilitar bastante o dia a dia. “O meu filho é uma criança que depende totalmente da cadeira, pois não possui mobilidade nenhuma. A cadeira de rodas facilitará e muito para nos deslocarmos com ele, seja para o médico ou para a terapia. Então, para mim, é um marco indescritível, tanto na minha vida quanto a do meu filho, pois agora iremos nos deslocar com mais facilidade”, relatou.
Josué Silva Dutra também foi buscar a cadeira de rodas para o filho Ruan, de 4 anos. “O meu filho é tetraplégico e precisava da cadeira de rodas e o processo foi muito rápido. O equipamento ajuda bastante, principalmente na locomoção e também vim pegar a cadeira de banho, que irá auxiliar ainda mais na hora do banho do meu filho”, contou Josué.
Já Aldary Messias comemorou a rapidez da retirada da cadeira de rodas. Ele foi ao CER IV pegar a cadeira de rodas para a mãe, de 92 anos, diagnosticada com Alzheimer. “É uma questão de conforto e de facilidade em poder realizar pequenas ações do cotidiano como a locomoção, contribuindo com mais dignidade não só a minha mãe como a todos aqueles que também necessitam”, disse.
Fonte, Secom – Estado.