O governo russo anunciou esta semana que desenvolveu uma vacina contra o câncer. A previsão é que o imunizante comece a ser distribuído para pacientes de forma gratuita a partir do início de 2025.

De acordo com a agência russa de notícias, a vacina foi desenvolvida em colaboração com diversos centros de pesquisa. Ensaio pré-clínicos demonstraram que a dose suprime o desenvolvimento de tumores e de potenciais metástases.

O Centro Nacional de Pesquisa Médica do Ministério da Saúde russo informou que trabalha com duas linhas de vacinas oncológicas. Uma delas é uma vacina personalizada que utiliza tecnologia mRNA, a mesma utilizada em doses contra a covid-19.

“Com base na análise genética do tumor de cada paciente, uma vacina única é criada para ‘ensinar’ o sistema imunológico a reconhecer células cancerígenas”, detalhou o centro de pesquisa russo.

O segundo imunizante é a Enteromix, formulada com base numa combinação de quatro vírus não-patogênicos que têm a habilidade de destruir células malignas e, simultaneamente, ativar a imunidade de pacientes contra um tumor.

 

Fonte: AgÊncia Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Anvisa aprova medicamento oral para tratar tumores cerebrais

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou esta semana [...]

  • Ações de paisagismo na Zona Norte de Aracaju agradam moradores da região

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de [...]

  • Empreendedorismo feminino: crédito é uma das principais demandas

    Linhas de crédito específicas para mulheres com condições especiais e [...]

  • Governador entrega modernização do Centro de Controle de Operações do DER/SE e mais de 50 novas viaturas à S. S. P. – Sergipe

    Para reforçar a segurança em Sergipe, o governador Fábio Mitidieri [...]

  • Doença Falciforme passa a ser de notificação compulsória em todo o País

    O Ministério da Saúde (MS) publicou a Nota Técnica nº 2/2025 com [...]