Dos 75 municípios sergipanos, 67 fecharam o último ano descumprindo o limite de gastos com pessoal, que é de 54% da receita corrente líquida. Diante desse cenário, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Ulices Andrade, propôs uma ação conjunta para alertar os municípios sobre as consequências previstas em Lei em caso de descumprimento, que vão desde a aplicação de penalidades ao gestor até a proibição de celebrar convênios com os governos Estadual e Federal.

“É nosso dever constitucional alertarmos os gestores para que eles mantenham o devido equilíbrio entre receitas e despesas, conforme prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal, evitando vedações ou punições que causarão prejuízos à população”, comentou.

Para o procurador-geral do Ministério Público de Contas, João Augusto Bandeira de Mello, como guardião da LRF, o Tribunal deve fazer um monitoramento efetivo junto aos municípios “para que os gastos com pessoal não sufoquem outras despesas obrigatórias e relevantes, como nas áreas de saúde e educação”, observou.

Segundo os dados que constam no sistema de auditoria o TCE (Sagres), apenas os municípios de Brejo Grande (42,91%), Pirambu (44,45%) e Nossa Senhora de Lourdes (48,76%) estão enquadrados na LRF. Já os municípios de Moita Bonita (51,80%), Pedra Mole (52,17%), Estância (52,52%), São Cristóvão (53,56%) e Graccho Cardoso (53,97%) estão dentro no limite prudencial. Entre os municípios que mais gastam com pessoal, segundo o TCE, estão Boquim (86,20%), Tomar do Geru (80,48%) e Ribeirópolis (79,77%).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Sergipanos buscam destinos variados para o réveillon 2026, explica especialista Carol Asencio

    A busca por destinos e roteiros entre os sergipanos para [...]

  • Sociedade Bíblica do Brasil organiza leitura integral da bíblia nas igrejas de Sergipe no Dia da Bíblia

    No próximo domingo (14), celebrando o Dia da Bíblia, igrejas [...]

  • Publicitário João Vitor anuncia saída da Folia Entretenimento e novo ciclo profissional com a banda Calcinha Preta

    Após quatro anos integrando uma das principais estruturas de entretenimento [...]

  • Justiça anula licitação do transporte coletivo e determina novo processo até abril de 2026

    Decisão atende pedido do Ministério Público; prefeita Emília Corrêa afirma [...]

  • Vila do Natal Iluminado encanta famílias com lazer seguro e acessível na Orla da Atalaia

    A Vila do Natal Iluminado voltou a brilhar na Orla [...]