O ministro da Casa Civil, Rui Costa, reagiu às pressões do setor financeiro classificando-as como um “ataque especulativo” ao Real. Ele destacou dados econômicos positivos, como a redução do nível de desemprego, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e a expansão dos investimentos para sustentar que fatos como a alta do dólar frente à moeda brasileira não encontram amparo na realidade.

“Vivemos duas realidades no país. A da vida real, da economia real, que cresceu 3,2% no ano passado; vai crescer 3,5% [em 2024] e [que registrou] o menor [nível de] desemprego da série histórica”, comentou Costa, referindo-se à atual taxa de desocupação, de 6,2%, menor patamar verificado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua desde 2012.

“Ou seja, é um cenário extremamente positivo. Mas do outro lado, temos um cenário imaginário, de especuladores, que não dá para compreender. De pessoas que colocam o desejo de auferir lucros extraordinários, tentando elevar artificialmente o preço do dólar [e, consequentemente, encarecer] as condições de vida das pessoas”, declarou o ministro ao participar de uma reunião do Conselho Consultivo do Sistema Brasileiro de Inteligência (Consisbin), em Brasília.

Para Costa, as pressões também sugerem haver interesses eleitoreiros. “Como são dois cenários muito diferentes, passa-se uma ideia como se quisessem antecipar o cenário de [disputa eleitoral de] 2026. Parece-me muito mais uma atuação com perfil político, eleitoral, já que a vida real, os números reais, não correspondem a esse ataque especulativo que estamos sofrendo”, comentou o ministro, assegurando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a equipe do governo federal estão “serenos”.

“Esperamos que, em pouco tempo, esses que fazem ataque especulativo passem, seja pelo prejuízo que vão ter, seja por [força do] convencimento, [por] acreditarem em nosso país”, finalizou Costa.

Fonte, Agência Brasil.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Após ação do MPT-SE, Município de Aracaju firma acordo para contratar jovens aprendizes

    Assinatura do termo de conciliação aconteceu na sala da presidência [...]

  • GACC realiza campanha ‘De Olho nos Olhinhos e faz alerta contra tumor ocular no Shopping Prêmio

    Dentro da programação do Setembro Dourado que alerta a prevenção [...]

  • Ricardo Marques defende: “Zona de Expansão é de Aracaju”

    O vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, reforçou nesta terça-feira (9) [...]

  • PODE: Contribuintes de Aracaju têm uma semana para regularizar pendências com o município

    Os contribuintes aracajuanos têm até a próxima terça-feira, 16 de [...]

  • Intercambistas do programa Sergipe no Mundo iniciam aulas no Canadá e nos Estados Unidos

    Os 20 estudantes da rede pública estadual de ensino que formam [...]