A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tem utilizado a telemedicina como uma ferramenta essencial para ampliar o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a atendimentos médicos especializados na capital sergipana. Desde sua implantação, em março de 2023, o serviço já garantiu o agendamento de 36.188 consultas.
De acordo com o coordenador de Inovação e Gestão Estratégica da SMS, Arthur Oliveira Dória, a telemedicina tem se consolidado como uma solução prática e eficiente em todo o Brasil.
“Como muitas vezes não temos determinados especialistas na cidade, conseguimos disponibilizar médicos de outros estados, agilizando as consultas. Isso reduz significativamente as filas de espera. Em Aracaju, o modelo permite que os pacientes sejam atendidos em salas equipadas com computadores, câmeras e microfones nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Esses ambientes oferecem total privacidade, garantindo uma conexão direta e segura com médicos especializados que realizam as consultas remotamente”, explica Arthur.
Entre as especialidades oferecidas estão geriatria, endocrinologia, nefrologia, neurologia, neurologia pediátrica, psiquiatria, cardiologia, reumatologia, urologia e gastroenterologia. Na rede municipal, o serviço de telemedicina está disponível em 39 unidades, podendo ser acessado por usuários referenciados de todas as 45 USFs. Além disso, o atendimento é ofertado nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Vida, Primavera e Liberdade.
“A telemedicina busca acelerar o atendimento em especialidades onde há déficit de profissionais. O método é seguro e segue os mesmos padrões das consultas presenciais. O agendamento é feito diretamente na unidade de saúde de referência do paciente, que, no dia da consulta, retorna à unidade para assinar um termo de consentimento para o atendimento remoto”, detalha o coordenador.
Avanços e desafios
Embora o serviço esteja em constante expansão, a taxa de absenteísmo ainda representa um desafio: cerca de 50% dos agendamentos não são concluídos porque os pacientes não comparecem às consultas. “Estamos enfrentando essa questão com ações como a triagem detalhada das filas, agendamentos presenciais na recepção e contato direto com os usuários para reforçar a importância de comparecer às consultas”, ressalta Arthur.
Com a telemedicina, a Prefeitura de Aracaju reforça seu compromisso com a inovação e a garantia do acesso mais rápido e eficiente à saúde, beneficiando milhares de cidadãos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo entrega cartões CMais Mulher a municípios do centro-sul e promove ações para mulheres no ‘Sergipe é aqui’

    Uma agenda cheia de benefícios para as mulheres da região [...]

  • Covid-19 não desapareceu e casos continuam ocorrendo, alerta médico

    O presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Alberto Chebabo, [...]

  • SES e Ministério da Saúde discutem fortalecimento de vigilância dos vírus respiratórios no estado

    A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu nesta sexta-feira, [...]

  • Brasil Soberano: veículos da EBC transmitem Desfile do 7 de setembro

    A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) prepara transmissão e cobertura especiais do [...]

  • Furto de energia no país gerou custo de R$ 10,3 bilhões em 2024

    O furto de energia, conhecido como perdas não técnicas de [...]