Deputado diz que Assembleia Legislativa precisa retomar seu protagonismo político

Por Habacuque Villacorte – Da Equipe Cinform On Line

Eleito para o posto de 4º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), para o biênio 2025-2027 da atual Legislatura, o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) conversou com a reportagem do Cinform On Line e fez uma avaliação crítica do governo de Fábio Mitidieri (PSD), cobrando resultados efetivos do gestor. Ele também acredita que a Alese poderia assumir um papel mais de “protagonista” da cena política sergipana

Questionado sobre o novo desafio na Assembleia Legislativa, Georgeo Passos defendeu que “espero que a Alese se aproxime mais da população, que seja realmente essa caixa de ressonância. Infelizmente hoje a gente vê uma Casa sem público, mas eu acho que o Poder Legislativo precisa se reinventar. Temos mais dois anos desta Legislatura pela frente e é mais do que necessário que a gente tenha uma discussão mais ampla de temas importantes, trazendo o povo para perto”.

Ainda sobre a Alese a 4ª secretaria, Georgeo acrescentou que “com muita satisfação nós faremos parte da nova Mesa e a nossa missão é trabalhar para que a Assembleia reconquiste o protagonismo de outros tempos. Temos que resgatar esta Casa que sempre esteve no centro das decisões políticas de Sergipe. Não podemos simplesmente aceitar que a Alese aceite ser um puxadinho do Poder Executivo. É preciso ter a harmonia, mas preservar a independência”.

O deputado reforçou ainda que a Alese precisa se colocar mais aberta aos diálogos, aos anseios da sociedade, ouvindo as manifestações das bancadas de situação e da oposição. Ele acha que a reforma e ampliação que está para ser anunciada vai dar mais dignidade e qualidade de trabalho para os servidores da Casa. “Agora se a gente fizer tudo isso e não tiver sintonia com o povo, não teremos feito praticamente nada!”, cravou o deputado estadual.

Marcos ou Paulo Júnior

Georgeo explicou que há um entendimento da bancada de oposição sobre a importância de se estabelecer um rodízio na liderança. “Eu tive a oportunidade de liderar a oposição ano passado e este ano foi a deputada Linda Brasil (PSOL). Ano que vem teremos um novo líder, que deve ser o deputado Marcos Oliveira (PL) ou o deputado Paulo Júnior (PV). Ainda no próximo mês de dezembro nós vamos nos reunir e chegaremos a uma definição unificada”.

Gestão Mitidieri

Georgeo Passos também fez sua avaliação crítica sobre os dois primeiros anos do governo Fábio Mitidieri. “Ainda não me aprofundei sobre o orçamento do Estado para o próximo ano, mas a gente percebeu que houve um crescimento na expectativa de receita e que vem mais dinheiro por aí, mas os problemas persistem! Veja a falta de atendimento para os autistas, por exemplo, que o Estado e a Prefeitura de Aracaju agora foram obrigados a atender!”.

Em seguida, o deputado lembrou que o Ministério Público Federal atuou na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e constatou o aumento da mortalidade e no Hospital João Alves Filho as “tradicionais” macas espalhadas pelos corredores voltaram com força total. “O secretário de Saúde, Claúdio Mitidieri, esteve recentemente na Alese e eu fiz questão de questionar a ele que é pré-candidato a deputado federal. É preciso separar as coisas!”.

O deputado disse que já convidou a secretária de Ação Social, Érika Mitidieri, para que ela venha até a Alese e faça uma exposição do que já foi realizado. “As pessoas estão reclamando da prestação dos serviços! A Assistência é uma Pasta crucial e não podemos escravizar os trabalhadores com bolsas e auxílios. Temos que trabalhar para tirar essas pessoas da extrema pobreza! Diferente do que o marketing deles anuncia, este governo foi reprovado na capital e não conseguiu eleger seus candidatos”.

“É preciso dançar menos e trabalhar mais! Está na hora de o governador apresentar os resultados de sua gestão, dois anos depois! Estamos indo para o terceiro ano de governo e ele segue sendo pouco produtivo. As indústrias que bradaram, já geraram quantos empregos? O conflito com o Sintese é lamentável porque nesta questão contra os professores faltou um melhor trato, mais diálogo! Se conversa, mesmo não gostando!”, defendeu

Por fim, Georgeo Passos lembrou que o governo leiloou a concessão de parte dos serviços da DESO e, ainda assim, os problemas com vazamentos e reclamações não param de crescer! Quando sentiremos o resultado destas negociações sobre a Água? Infelizmente alguns secretários e diretores de órgãos não evoluem bem e está faltando água em vários municípios. Sem falar no grande projeto do gás, que se falou muito, até agora não aconteceu nada de concreto”.

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Diversas Leis Estaduais garantem apoio às mulheres vítimas de violência

    Em Sergipe, 712 pessoas denunciaram casos de violência contra a [...]

  • Demanda por crédito deve ficar forte no quarto trimestre, diz pesquisa

    Instituições financeiras avaliam que a demanda de crédito deve permanecer [...]

  • Nova Via Litorânea formará cenário de lazer e estímulo ao turismo na capital

    A nova Via Litorânea, construída pela Prefeitura de Aracaju no [...]

  • R$ 4 bilhões: indústria naval vai gerar 10 mil empregos e contribuir para descarbonização

    Com investimentos superiores a R$ 4 bilhões, maior na história [...]

  • “Um Quê de Negritude”: Dança, cultura e resistência no palco do Teatro Tobias Barreto

    No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o [...]