Com essa antecipação do varejo e do consumidor para preparação para o período, o Home Center já registrou um aumento de mais de 20% na procura de itens natalinos e com a chegada da Black Friday, espera que cresça ainda mais.
A temporada de Natal no varejo é o maior evento de compras do ano. Para varejistas, as vendas de final de ano podem representar até 40% da receita anual. E todo comércio do mundo já começam a se preparar com antecedência para essa temporada.
O Home Center Ferreira Costa mesmo já vem sentindo essa movimentação do mercado, um aumento de 20% na procura desses itens em comparação ao ano passado. Essa procura vai dos itens de decoração até os produtos para presentear pessoas especiais. O comércio varejista tem mostrado uma mudança no padrão de vendas, que sinaliza antecipação de compras de Natal durante as promoções da Black Friday. E nesse período, a Ferreira Costa espera que essa procura aumente ainda mais.
Um estudo da Meta, realizado em setembro deste ano, concluiu que 89% dos consumidores brasileiros estavam planejando fazer compras no período da Black Friday ao Natal, sendo que 71% das pessoas que comprariam itens na Black Friday, já estariam adiantando as compras de fim de ano somente para o Natal. Além disso, sobre o formato de compra, a pesquisa identificou que 64% dos clientes pesquisam e compram online, 37% buscam online, mas compram em lojas físicas e 35% realizam pesquisas na loja física e compram online.
Independentemente de como seja o comportamento de compra, esses dados revelam algo importante que as empresas devem estar atentas, que é ter um varejo híbrido ou seja, ter possibilidade de vendas tanto na loja física ou no e-commerce. O Natal é uma data tradicional no Brasil e no mundo: é costume juntar a família, os amigos e as pessoas queridas para celebrar e enfeitar o ambiente com luzes e decorações, montar uma árvore natalina, preparar a mesa para receber amigos e a família. E quando
o Natal se aproxima, todo mundo já sente aquele friozinho na barriga. É hora de reunir a família, trocar presentes e claro, decorar a casa para entrar no clima festivo.
A decoração de Natal da porta de entrada é um dos principais pontos. Ela dará as boas-vindas aos seus convidados. É comum ver, por exemplo, guirlandas nas portas de casas e apartamentos nesta época. Quem tem um cantinho externo também deve aproveitá-lo, seja o espaço da varando ou um quintal. Locais ao ar livre pedem muita luz, a fim de transmitir o encanto do período e permitir que as pessoas permaneçam fora de casa. Assim, a dica é caprichar nas luzes pisca-pisca e nas lanternas, iluminando áreas que serão frequentadas. Uma alternativa aos ambientes desprotegidos é a mangueira ou fita de LED, que não aquece e resiste à ação das intempéries. Por outro lado, plantas, janelas e muros podem e devem ser incorporados na decoração de Natal.
A mesa para a ceia natalina é outro fator que vai além de simplesmente arrumar talheres e pratos. É a oportunidade de criar uma experiência visualmente encantadora e acolhedora para seus convidados. Desde a seleção cuidadosa de adornos até a disposição estratégica dos elementos, cada detalhe pode transformar a ceia em um momento inesquecível. Explore cores, texturas e temas natalinos para criar uma mesa que não só celebra a temporada festiva, mas também envolve todos em uma atmosfera de calor e alegria.
Embora o vermelho e verde clássicos do Natal ainda tenham seu lugar, espere ver novas paletas de cores emergindo. Tons de joias como safira, esmeralda e ametista, junto com combinações de cores inesperadas como rosa e ouro, oferecerão uma reviravolta moderna à decoração tradicional.
Seja para o lar ou até mesmo empresas, para quem pretende frequentar o Home Center Ferreira Costa já se depara com uma imensidão de cores natalinas como o vermelho, branco, dourado, champagne e candy. São mais de 2 mil itens para montar o Natal do jeito que quiser.
Seja o clássico do Natal com cores vermelha, verde e dourada, além da figura do bom velhinho. Como outras tendências que vem conquistando os lares, empresas e o coração de cada um. Tendências como o amor de Natal com estampas e ternuras fofas. Uma ornamentação mais leve e divertida com o listrado das clássicas bengalas de açúcar. O Golden Glam com suas paletas de cores baseadas em tons dourados, nude e champagne, refletindo o luxo com requinte e modernidade. Tem também, o Farmhouse Christmas – rústico natalino que é uma pegada mais rústica e caseira do ambiente rural, com paletas de cores que varia entre tons neutros e naturais, refletindo o xadrez, folhagens, estampas vintage, metal galvanizado e madeira.
Outra tendência que está bombando é o maximalismo, com muita personalidade, essa tendência visa valorizar o exagero e a mistura de elementos. Ao invés de uma decoração mais contida, a ideia é ousar e se jogar em peças grandes e chamativas. Bolas de Natal gigantes, estrelas, sinos imponentes e bonecos vão se os protagonistas da decoração.