O dia 6 de outubro entra para a história da política de Aracaju como o dia em que uma candidata a prefeita derrotou o sistema. Ao fim da eleição e contabilizado todos os votos. Temos um resultado surpreendente em favor dos cidadãos que disseram um grande não ao sistemão que nos governa há décadas.

A candidata Emília Corrêa e seu vice-prefeito, o jornalista Ricardo Marques estão confirmados no segundo turno, isso já era previsto e esperado. Mas o que o lado governista não esperava era a força dessa chapa que veio para ficar e mudar a história de Aracaju. Em números absolutos, Emília recebeu mais de 126 mil votos, enquanto que os candidatos do sistema que se dividiram em três candidaturas receberam um total de 133 mil votos. A diferença foi de tão somente 7 mil votos. Isso é uma derrota para o governo, para a atual prefeitura e para aqueles que queriam voltar a cena do crime. Em verdade, Emília derrotou o lado ruim, o bem venceu, ao menos por ora.

Do lado de lá, imperou a mentira, falcatruas, fakes news, compra de votos e ataques a reputação alheia. Enquanto que do lado de Emília reinou a verdade, honestidade e propostas para a construção de uma Nova Aracaju, foi certamente a campanha mais linda e humana de todos os tempos. O povo disse sim em alto e bom som para Emília e Ricardo. A vitória em definitivo ainda não chegou, mas haverá de chegar no dia 27 de outubro.

Que os grandes da política não esqueçam da história bíblica de Davi que derrotou o gigante Golias armado com uma pedra e movido pela fé em Cristo. Que os grandes da política não esqueçam que a voz do povo é a voz de Deus. Que ninguém tenha dúvidas da vitória de Emília Corrêa e Ricardo Marques nesse segundo turno, quem venceu uma vez, consegue vencer novamente. E aqui fica uma mensagem a todos que fazem parte do sistema. Façam o que quiser, mas não esqueçam que os tempos, eles estão mudando.

Por Leonardo Lisboa – professor, comentarista e cientista político

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Sergipe reduz taxa de homicídios em mais de 72%

    Com uma redução de 72,3% na taxa de homicídios, Sergipe [...]

  • Terapia com cães auxilia no tratamento de pacientes oncológicos no Huse

    Com o objetivo de contribuir com o tratamento e minimizar [...]

  • Transporte público: sete capitais começam ano com passagens mais caras

    Os usuários de transportes públicos de sete capitais brasileiras começaram o [...]

  • Obras do Complexo Viário Maria do Carmo Alves avançam na Avenida Beira Mar

    O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado [...]

  • Sistema Braille inclui deficientes visuais à sociedade

    Incluir todos ao convívio em sociedade, independentemente de suas limitações, [...]