O Governo de Sergipe, por meio da Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE), deu o pontapé inicial para criação do Hub de Hidrogênio Verde no estado com a contratação da Ernst Young, empresa de consultoria para subsidiar informações locais acerca do hidrogênio verde, e da Souto Correia, escritório de advocacia que auxiliará a agência na estruturação de possíveis modelagens jurídicas para parcerias na área.

O objetivo é consolidar em um único estudo todas as oportunidades de Sergipe no setor de hidrogênio verde, criando um caso de negócio que facilitará o avanço das negociações com investidores atuais e futuros, incluindo potenciais parcerias internacionais.

O Hub de Hidrogênio Verde, dentre outros aspectos, visa fornecer área, tecnologia, segurança jurídica, tributária e infraestrutura, o que deve ser feito, por exemplo, por meio da recriação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) para o desenvolvimento de um novo pólo de produção de energia limpa em Sergipe, uma vez que a região Nordeste do Brasil é considerada um dos locais com melhor competitividade na produção de hidrogênio verde em todo o mundo.

Para isso, dentro do escopo de trabalho está a criação de um estudo de caso sobre o combustível, mostrando as potencialidades que o estado possui na área, como também o que precisa ser incrementado em sua infraestrutura e legislação para tornar Sergipe um local competitivo para atrair novos negócios.

Essa cadeia de negócios envolve investidores interessados tanto na produção, armazenamento e transporte quanto no consumo do próprio hidrogênio verde, a exemplo de empresas na área de siderurgia, fertilizantes e produções diversas, que podem vir a utilizar o hidrogênio verde como matéria-prima ou energia para mover sua indústria. Trata-se de um mercado bilionário e com potencial para geração de milhões de empregos no Brasil e no mundo.

Além do estudo que está sendo elaborado pela empresa contratada, a Desenvolve-SE está levando ao Governo do Estado a proposta de criação de um grupo de trabalho com agentes de dentro e de fora do governo para auxiliar na estruturação desse Hub de Hidrogênio Verde, o que deve impulsionar a atração de novos investimentos para Sergipe.

“Esse é o início de um trabalho que visa institucionalizar de maneira estruturada no estado de Sergipe o tema hidrogênio verde, contribuindo para a criação do nosso Hub e a atração de novos investimentos”, explica o diretor de Relações Internacionais da Desenvolve-SE, Ademário Alves.

 

 

Fonte: Ascom Desenvolve-SE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Violência digital contra mulheres atinge níveis alarmantes

    O Instituto Marielle Franco (IMF) lança nesta quarta-feira (27), às [...]

  • Valmir “aumenta o tom” contra Mitidieri e clima político “esquenta” para 26

    Quando todas as atenções se voltavam para a disputa pelas [...]

  • BRENO GARIBALDE – “Agora é aguardar para que esses documentos cheguem aqui na CMA”

    A próxima reunião da Comissão do Natal Iluminado será no [...]

  • Gregório Duvivier lota “O Céu da Língua” e abre sessão extra no dia 6 de setembro, no Teatro Atheneu

    O público sergipano abraçou de vez a estreia de Gregório [...]

  • Coluna Foco no Interior, por Keizer Santos

    André Moura nega mudanças no comando do Podemos em Sergipe [...]