EXCLUSIVO: 

Pesquisa ECM/DATAFORM traz cenário em Rosário do Catete.

Levantamento do ECM/DATAFORM sinaliza para favoritismo do atual gestor de Rosário do Catete.

Por Habacuque Villacorte – Da Equipe Cinform On Line

O Caderno O VOTO do Cinform On Line traz, nesta edição, o resultado da mais recente pesquisa realizada pelo ECM/DATAFORM para prefeito do município de Rosário do Catete. Sob o registro SE-06758/2024, o levantamento foi realizado entre os dias 23 e 24 de maio, mas só vem à tona agora porque um partido político tentou impugnar o registro e a divulgação da pesquisa, recursos devidamente negados pela Justiça Eleitoral.

Foram ouvidas 400 pessoas no município de Rosário do Catete e a pesquisa tem um intervalo de confiança de 95%, com uma margem de erro de 4,79% para mais ou para menos. No cenário Espontâneo, onde os pré-candidatos não são antecipados para os entrevistados, o atual prefeito César Resende dispara com 55,8% das intenções de voto do eleitorado;

O atual vice-prefeito Magno Monteiro, o “Monteirinho”, tem 8,5% e o ex-prefeito Laércio Passos surge em terceiro com 7,3%. A pré-candidata Gardênia Barreto teve 2% das intenções; 17,5% disseram ainda não sabem em quem votar ou preferiram não opinar, por enquanto; já outros 9% dos entrevistados ou votariam em branco ou anulariam o voto entre as opções colocadas.

ESTIMULADA

Por sua, no mesmo levantamento, só que de forma Estimulada, onde os pré-candidatos são antecipados para os entrevistados, a reeleição do prefeito César Resende parece ainda mais encaminhada onde ele lidera com 64,5%; desta vez quem assume a segunda colocação na corrida eleitoral é o ex-prefeito Laércio Passos com 9,3%, seguido do atual vice-prefeito Monteirinho com 9%.

A pré-candidata Gardênia Barreto segue na quarta colocação com 2,3% das intenções; 13,3% disseram ainda não sabem em quem votar ou preferiram não opinar, por enquanto; já 1,8% dos entrevistados ou votariam em branco ou anulariam o voto entre as opções colocadas.

CENÁRIOS

O ECM/DATAFORM avaliou o cenário com o embate direto entre o prefeito César Resende e a pré-candidata Gardênia Barreto. Ele lidera com 69,5% contra 6,3% dela; 15,8% não sabem ou não querem opinar; 8,5% dos entrevistados ou votariam em branco ou anulariam o voto.

Já em um segundo cenário, agora com César Resende contra o ex-prefeito Laércio Passos, o prefeito de Rosário do Catete lidera com 68% contra 12,8% do ex-gestor. 14,5% não sabem ou não querem opinar; 4,8% dos entrevistados ou votariam em branco ou anulariam o voto.

Por sua vez, em um terceiro cenário, agora com César Resende contra o vice-prefeito Monteirinho, o prefeito de Rosário do Catete lidera com 66,5% contra 11,5% do adversário. 15% não sabem ou não querem opinar; 7% dos entrevistados ou votariam em branco ou anulariam o voto.

REJEIÇÃO

Sobre a rejeição dos pré-candidatos, o ECM/DATAFORM perguntou em quem os entrevistados não votariam e o ex-prefeito Laércio Passos lidera com 26,8%, seguido de Gardênia Barreto com 19,8%, Monteirinho com 18,3% e César Resende com 7%; 12,8% em nenhum deles e 15,5% não sabem ou preferiram não opinar.

FRASES

“Foram ouvidas 400 pessoas no município de Rosário do Catete”

“A pesquisa tem um intervalo de confiança de 95%, com uma margem de erro de 4,79%”

“No cenário Espontâneo, o atual prefeito César Resende dispara com 55,8% das intenções de voto do eleitorado”

“Na Estimulada a reeleição do prefeito César Resende parece ainda mais encaminhada”

“Sobre a rejeição dos pré-candidatos, o ex-prefeito Laércio Passos lidera com 26,8%”

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • DER/SE utiliza cerca de 24 mil toneladas de asfalto na manutenção de vias estaduais

    De janeiro a junho deste ano, o Departamento Estadual de [...]

  • Valor Imobiliária celebra 22 anos com 22% de desconto no primeiro aluguel

    A Valor comemora 22 anos de atuação no mercado sergipano [...]

  • A partir deste sábado, 12, Saúde de Aracaju garante vacinação em dois shoppings

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da [...]

  • Médico das Estrelas: Yagor Nascimento é referência nacional em emagrecimento e metabolismo

    Cantores da Calcinha Preta são pacientes do Médico das Estrelas [...]

  • INSS começa a receber adesões a restituição de descontos ilegais

    Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) [...]