A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) tem executado diversas ações para reduzir o consumo de energia elétrica não renovável. Em 2023, por meio da Gerência de Gestão Energética da Deso (GGEN), a Companhia apresentou uma redução de 2.050 toneladas de CO2 emitidos na atmosfera, gás de efeito estufa prejudicial para a natureza. Como resultado dos esforços da empresa, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e a Greenhouse Gas Protocol (GHG) emitiram um certificado de reconhecimento à Deso pelo uso de fontes de energias renováveis, como usinas eólicas, solares, biomassa e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH’s).

“A preocupação com o meio ambiente tem que começar dentro da casa de cada um até o nosso local de trabalho. É muito gratificante para nós, enquanto setor responsável, trazer esse certificado internacional para a Deso e saber que estamos colaborando de forma tão significativa com a qualidade de vida no planeta”, comemorou o gerente da GGEN, Tássio Silva Santana.

Cuidados

Em 2021, a GGEN também conquistou o mesmo certificado, se destacando pela redução de aproximadamente 1.700 toneladas de CO2. Já em 2022, o índice de diminuição desse poluente de efeito estufa foi de 2.100 toneladas. Agora, a expectativa é restringir cada vez mais a emissão de CO2 no ano de 2024, evitada com o uso de fontes renováveis, e aumentar a contribuição da Deso nos cuidados com o meio ambiente.

“Fontes convencionais são mais baratas, mas, com o programa ‘mercado livre de compra de energia’, que aderimos, e com o incentivo do Governo do Estado, conseguimos calcular outras opções sustentáveis e financeiramente possíveis. Então, esse certificado é o reconhecimento do nosso trabalho em equipe, fundamentado na sustentabilidade em primeiro lugar”, acrescentou a engenheira civil da GGEN, Bárbara Ramos, destacando o sentimento de gratidão e felicidade de todos no setor.

Fonte: Agência Estado – SE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Candidata a vereadora Jullie Barbosa se destaca entre os socorrenses como candidata a vereadora pelo Cidadania

    Jullie apoia o candidato a prefeito Samuel Carvalho e tem [...]

  • Censo: Brasil tem 160 mil vivendo em asilos e 14 mil em orfanatos

    Em 2022, o Brasil tinha 160.784 pessoas vivendo em asilos [...]

  • Cirurgias para pacientes com endometriose deverão retornar no Hospital Universitário de Aracaju

    Em audiência realizada nesta quinta-feira, 5, o Governo do Estado [...]

  • Reforma tributária: CNC defende mudanças para reduzir impactos nos setores de Comércio e Serviços

    Apesar de terem conseguido avançar em termos relacionados à simplificação [...]

  • Justiça isenta ex-franqueada da CVC em ação por concorrência desleal

    O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a [...]