O time de neurocirurgia do Hospital São Lucas realizou um procedimento até então inédito no Estado de Sergipe. A técnica utiliza o que existe de mais moderno na medicina e conta com uma tecnologia extremamente avançada para tratamento de tremores involuntários e incontroláveis.

A cirurgia de implante cerebral, ou melhor, de implante de eletrodo cerebral profundo é conhecida pela sigla em inglês Deep Brain Stimulation (DBS). É uma técnica da neurocirurgia também conhecida no Brasil como Estimulação Cerebral Profunda ou “marcapasso cerebral”.

De acordo com o neurocirurgião, Bruno Fernandes, durante o procedimento são implantados um ou mais eletrodos em regiões específicas do cérebro. “Com o paciente acordado fazemos dois orifícios, e através desses orifícios inserimos os eletrodos. Os trajetos é completamente planejados no computador. E daí que entra a grande inovação desse caso que é o uso de uma técnica de neuroimagem avançada chamada tratografia. Os eletrodos são então conectados a um microcomputador que fica implantado no peito do paciente. Uma bateria similar a um marcapasso, chamado de neuroestimulador. Sua função será gerar os impulsos elétricos que irão estimular regiões específicas do cérebro de acordo com o diagnóstico do paciente”, explicou o médico.

Durante o procedimento são implantados um ou mais eletrodos em regiões específicas do cérebro

Ainda de acordo com o neurocirurgião, Dr. Bruno Fernandes, esse tipo de cirurgia é indicada em casos onde o uso de medicamentos não surtiram o efeito desejado no paciente. Assim, a técnica pode ser utilizada, especialmente, para Doença de Parkinson, Distonia e Tremor essencial, que foi o diagnóstico da paciente.  Esse tipo de tremor prejudica as atividades manuais do paciente como dificuldade ou impossibilidade em escrever, comer, beber, costurar, entre outras atividades do dia a dia.

O procedimento é um marco para o Hospital São Lucas, que vem se destacando como referência em cirurgias deste tipo. Participaram da cirurgia, além do Dr. Bruno Fernandes, o também neurocirurgião, Dr. Paulo Roberto e o anestesista, Dr. Fabrício Antunes.

 

 

 

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo do Estado apresenta potencialidades de Sergipe a cônsul-geral dos Estados Unidos

    Em representação ao governador Fábio Mitidieri, o vice-governador de Sergipe, [...]

  • Congresso exige exame toxicológico para motoristas de categorias A e B

    O Congresso Nacional manteve na íntegra três vetos presidenciais e [...]

  • Governo de Sergipe abre programação da Vila do Natal Iluminado 2025 nesta sexta-feira, 5

    Tudo pronto para a realização de mais uma edição da [...]

  • Brasil ensaia ciclo de expansão mineral impulsionado por investimentos e regulações

    Dono de reservas significativas de alguns dos minerais críticos mais [...]

  • Hemose realiza última edição do ‘Sabadão Solidário’ deste ano no próximo dia 6

    O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação [...]