O Governo de Sergipe ampliou o atendimento realizado por meio da Operação Carro-Pipa e, desde a manhã desta terça-feira, 5, incluiu mais três municípios em situação de emergência no cronograma de abastecimento de água potável: Porto da Folha, Pinhão e Monte Alegre de Sergipe.

A cisterna da residência de dona Adelma Vieira foi uma das abastecidas pelo caminhão-pipa, e os sentimentos de satisfação e alívio ficaram evidentes no semblante da agricultora, que mora no povoado Niterói, em Porto da Folha. “Graças a Deus que a água chegou. Vou encher meus potes e cuidar melhor da minha casa”, ressaltou dona Adelma.

Coordenada pela Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec), a operação já acontece em Nossa Senhora da Glória e Poço Verde. No total, são assistidas cinco mil pessoas.

De acordo com o superintendente do órgão, tenente-coronel Luciano Queiroz, esses atendimentos acontecem quando as gestões municipais seguem os critérios recomendados pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional/Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (MIDR/Sedec) e, posteriormente, obtêm a homologação do Governo do Estado.

“Existe um procedimento e ele deve ser cumprido. Algumas localidades de Sergipe, por exemplo, são atendidas pela Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro. Portanto, essas não podem ser assistidas pela operação do Governo do Estado, pois as duas ações possuem recursos da mesma fonte, o Governo Federal”, explica Luciano Queiroz.

Ainda de acordo com o superintendente, a Defesa Civil estadual tem atuado para apoiar e orientar as coordenadorias de Defesa Civil dos municípios que sofrem com a seca e a estiagem. “O nosso objetivo é contribuir, cada vez mais, para que a população sergipana que sofre com o exaurimento hídrico possa ter acesso à água potável”, concluiu.

 

 

Fonte: Agência Estado – SE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Thiago da Sucesso representa Sergipe em encontro nacional da ABAV nas Montanhas Capixabas

    Sergipe esteve representado em um dos principais encontros do turismo [...]

  • População aguarda com expectativa a 3ª edição do Itabaiana Festival

    A 3ª edição do Itabaiana Festival já movimenta a cidade [...]

  • Prefeitura realiza reunião de apresentação dos estudos para a implantação de droneports na capital

    Visando a inovação na mobilidade urbana, a Prefeitura de Aracaju, [...]

  • ALESE adota providências para aplicação da Lei Complementar nº 230 na questão Aracaju–São Cristóvão

    A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (ALESE) já adota [...]

  • Governo abre consulta pública para construir legado da Copa de 2027

    O Brasil sedia em 2027 a primeira edição de uma [...]