Com o aumento exponencial dos casos de dengue em todo o Brasil, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio do Programa Saúde nas Escolas (PSE), planeja ações de enfrentamento ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, com base no plano nacional desenvolvido pelo Governo Federal.

Para combater o mosquito, estão sendo planejadas atividades que incentivem os estudantes sergipanos a combaterem o mosquito. O PSE está agindo em conjunto com a Seduc para planejar as melhores soluções, juntamente às diretrizes definidas pelo Governo Federal. As ações desenvolvidas nas escolas incentivam os jovens a combater o mosquito Aedes aegypti em casa e na escola.

Segundo o terceiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) e o Levantamento de Índice Amostral (LIA) do Ministério da Saúde, 75% dos criadouros do mosquito da dengue estão nos domicílios, como em vasos e pratos de plantas, garrafas retornáveis, pingadeira, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais e materiais em depósitos de construção (sanitários estocados, canos e outros).

O coordenador estadual do PSE da Seduc, Emerson Luiz Lima Araújo, descreve que as ações relacionadas à dengue estão separadas em dois eixos. “Dentro de cada eixo, existem várias atividades específicas. Para a dengue elencamos duas direções: prevenção a doenças negligenciadas e saúde ambiental, e compreendem ações que vão desde o combate ao mosquito Aedes aegypti até a identificação dos principais sinais/sintomas da doença”, adiciona o coordenador.

Programa Saúde nas Escolas

O Programa Saúde na Escola é uma iniciativa  do Governo Federal, intersetorial entre Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, instituído em 5 de dezembro de 2007. Funciona como estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) para alcançar as metas da saúde envolvendo o público-alvo com idade educacional (crianças e adolescentes).

De maneira estratégica, o programa visa articular e integrar as equipes de saúde do SUS e as equipes da educação da Rede de Educação Básica Pública, de forma a ampliar o alcance e o impacto de suas ações relativas aos estudantes, famílias e comunidades, otimizando a utilização dos espaços, equipamentos e recursos disponíveis no território, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

O PSE, atualmente, tem 14 eixos temáticos,: Alimentação Saudável e Prevenção à Obesidade; Promoção da Atividade Física; Prevenção da violência e dos acidentes; Promoção da Cultura de Paz e Direitos Humanos; Prevenção das doenças negligenciadas; Prevenção ao uso de álcool e outras drogas; Saúde ambiental; Prevenção à covid-19; Saúde bucal; Saúde auditiva; Verificação da situação vacinal; Saúde mental; Saúde ocular; Saúde sexual/reprodutiva e a Prevenção das IST/HIV/AIDS.

 

 

 

Fonte: AgÊncia Estado – SE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • TCU E MINISTÉRIO DAS CIDADES: DIRETRIZES E RECURSOS PARA TORNAR CIDADES MAIS INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS

    A decisão do TCU me chamou atenção pela sua franqueza. [...]

  • Governo notifica patrões sobre atraso do FGTS de empregadas domésticas

    O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) inicia nesta quarta-feira [...]

  • Procuradoria Geral do Município participa de audiência sobre decisão do STF que redefine limites territoriais de Aracaju

    Com o objetivo de discutir os efeitos da decisão do [...]

  • Missão Alegria com Pedrinho & Sarinha !!!!!

    No próximo dia 11 de outubro de 2025, a Pastoral [...]

  • Brasil e China promovem em São Paulo Fórum de Cooperação Financeira

    Representantes dos governos brasileiro e chinês realizaram, na tarde dessa [...]