Causados por problemas estruturais da córnea humana, o ceratocone – uma das principais causas de transplante de córnea no Brasil – e o astigmatismo – condição que atinge 60% dos brasileiros – são doenças oculares com sintomas comuns e que merecem atenção, já que frequentemente podem estar interligadas, agravando a saúde ocular do paciente. Especialistas têm buscado alertar acerca da conexão entre as doenças e conscientizar a população para o diagnóstico precoce, visando tratamentos eficazes e a melhora das condições visuais.

Especialista no tratamento contra a ceratocone, o médico oftalmologista, Allan Luz, explica que existe uma relação direta entre a ceratocone e o astigmatismo. “Essas condições são facilmente confundidas em virtude de terem sintomas parecidos. Mas é preciso destacar que estão intrinsecamente ligadas, pois à medida que a doença progride e deforma a córnea, é comum observar um aumento do astigmatismo induzido”, destaca.

Allan Luz explica que os sintomas associados a essas condições oftalmológicas incluem embaçamento visual, distorção na percepção de imagens e dificuldade em enxergar à distância, mesmo com o uso de óculos corretivos. E destaca que fatores de risco, como coçar os olhos, alergias oculares e possivelmente o excesso de tempo diante de telas digitais, podem contribuir para o desenvolvimento ou agravamento dessas condições.

Em relação à possibilidade de ocorrência simultânea de ceratocone e astigmatismo, o oftalmologista explica que essas condições estão frequentemente interligadas, principalmente quando se trata do astigmatismo irregular associado a doenças da córnea, a exemplo do ceratocone.

Allan Luz, médico oftalmologista

Diagnóstico e tratamento

Para um diagnóstico preciso, o especialista enfatiza a importância de exames oftalmológicos especializados, como a topografia corneana e a tomografia da córnea, fundamentais para identificar e diferenciar entre o astigmatismo regular e irregular, bem como para detectar a presença do ceratocone.

Quanto aos tratamentos, Allan explica que o astigmatismo regular pode ser corrigido por meio de cirurgia refrativa, enquanto o astigmatismo irregular e o ceratocone podem ser tratados com implantes intracorneanos.

“A evolução tecnológica está transformando o tratamento dessas condições. A aplicação de técnicas cirúrgicas avançadas, como o uso de anéis intracorneanos, o crosslinking de colágeno e os implantes de lentes fácicas, oferece soluções mais eficazes aos pacientes”, conta.

Ele também ressalta a importância da abordagem personalizada, que não só busca a melhoria da visão, mas também pode retardar ou até mesmo interromper a progressão natural do ceratocone.

“Uma inovação notável na abordagem personalizada é a associação de dois anéis intracorneanos, proporcionando resultados notáveis, especialmente para pacientes com miopia elevada ou ceratocone com alto astigmatismo”, conclui Allan.

Sobre Allan Luz

Especialista em transplante de córnea, no tratamento da ceratocone e na realização de cirurgia refrativa, Allan Luz é formado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e iniciou suas atividades acompanhando o Dr. Mário Ursulino, fundador do Hospital de Olhos de Sergipe (HOS), referência em oftalmologia no estado.

Também é palestrante, acumulando em sua trajetória mais de 100 aulas em congressos e simpósios nacionais e internacionais, além de 40 artigos reproduzidos nas mais respeitadas publicações científicas.

Allan Luz possui ainda doutorado em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp) e premiações nacionais e internacionais. Atualmente é professor e coordenador do curso de especialização do HOS, único na área em Sergipe.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Contagem regressiva para o São João do VIDAM com grandes atrações

    Falta um mês para a melhor festa junina do Nordeste, [...]

  • Grupo Los Apollos segue turnê em prol de Torroio em Nossa Senhora do Socorro e Itabaiana

    Após um grande sucesso em Umbaúba, o Grupo Los Apollos [...]

  • Ricardo Marques orienta população a evitar descarte irregular do lixo em Aracaju

    O vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, esteve na Zona Norte [...]

  • Casos de malária no Brasil caem 26% no primeiro trimestre de 2025

    O Brasil registrou uma redução de 26,8% nos casos de [...]

  • Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina às 23h59

    O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição [...]