A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) esteve no Assentamento Nossa Senhora Aparecida, localizado no povoado Retiro I, em Nossa Senhora da Glória, onde famílias foram cadastradas no programa Tarifa Social. Com os novos cadastros, já são 230 glorienses que passam a ter desconto mensal de até 50% na conta de água. Estima-se que, até o final deste ano, o número de beneficiados chegue a 865.
Para o supervisor de receitas da Gerência Regional Comercial do Sertão (GCSE), Tiago José Oliveira Resende, não existe prazo definido para essa ação ser concluída no município, pois já existe uma programação de visitas semanais a outras comunidades carentes da região, vinculadas ao setor. “Estão inclusos os municípios de Monte Alegre, Porto da Folha, Poço Redondo, Canindé, Feira Nova, Cumbe, Graccho Cardoso, Aquidabã, Itabi, Gararu, Canhoba, Amparo de São Francisco, São Miguel do Aleixo, Nossa Senhora Aparecida, Frei Paulo, Pinhão, Pedra Mole e Carira”, confirmou.
Outros descontos
Tiago ressaltou que, além do Tarifa Social, existem outros serviços que atendem às populações socialmente vulneráveis. “Oferecemos descontos de até 85,18% nas novas ligações de água e 80,06% nas religações, assim como a isenção de multas e juros nos parcelamentos de débitos em até 60 vezes”, detalhou o supervisor, destacando que a ação proporcionou “o acesso à água potável para famílias em vulnerabilidade social, garantindo, assim, dignidade humana”.
De acordo com a assistente de gestão administrativa da GCSE, Edivânia Silva Santos, a Deso tem se esforçado para levar comodidade a quem precisa, principalmente nos atendimentos. “Por se tratar de um povoado distante, os moradores têm dificuldades em se deslocar até o nosso escritório. Então, todos ficaram gratos por termos ido até eles”, completou.
População
Para a auxiliar de cozinha Maria José de Oliveira, que trabalha em Aracaju, mas é residente de Nossa Senhora da Glória, o programa da Deso beneficia muitas famílias e é necessário que a população saiba que pode se enquadrar nos requisitos exigidos. “Soube desse programa através de uma vizinha que já é cadastrada. Quando a ação aconteceu no meu endereço, pedi que minha filha levasse a documentação. Agora, é esperar poder realmente ter o desconto na conta de água. A população precisa entender como esse benefício funciona para que possa participar também”, finalizou.
Fonte, Secom – Estado