O ano inicia com cuidados com a saúde. Através da Campanha Janeiro Verde, são realizadas ações com foco na prevenção e na conscientização do câncer do colo do útero, terceira neoplasia que mais acomete mulheres em nosso país. Sobre o assunto, nós entrevistamos a médica oncologista, sócia fundadora da Vitta Centro de Oncologia, Dra. Karina Ferreira, que traz importantes informações. Confira!
Cinform Saúde – O câncer do colo do útero pode ser considerado silencioso? Quais os sinais de alerta?
Dra. Karina Ferreira – O câncer de colo uterino não apresenta sintomas em sua fase inicial, por isso é considerado um câncer silencioso. Os sinais que devem chamar atenção para o diagnóstico são: dor ou sangramento após a relação sexual, sangramento vaginal não habitual (entre as menstruações) ou secreção vaginal anormal (principalmente se sanguinolenta).
Cinform Saúde – Apresentado como o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, o câncer do colo uterino pode ser prevenido, como se dá a prevenção?
Dra. Karina Ferreira – A principal arma para a prevenção é a vacina contra o HPV (papiloma vírus humano), que se encontra disponível inclusive no SUS. A infecção pelo HPV é a causa mais frequente desse câncer. A vacinação é recomendada para meninos e meninas, entre 9 e 14 anos e, em indivíduos imunossuprimidos, dos 9 aos 45 anos de idade.Há também o exame preventivo (teste de Papanicolau) pode detectar lesões pré-malignas e câncer de colo do útero em fase inicial. E o uso do preservativo nas relações sexuais também é importante, já que a vacina não protege contra todos os tipos de HPV.
Cinform Saúde – Qual a idade recomendada para os exames preventivos?
Dra. Karina Ferreira – O teste de Papanicolau (exame citopatológico do colo do útero) deve ser realizado a partir dos 25 anos de idade, anualmente, mesmo em mulheres vacinadas, segundo recomendação do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Cinform Saúde – Quais as chances de um tratamento de sucesso e cura? Quimioterapia, radioterapia e cirurgia são os tratamentos orientados em todos os casos?
Dra. Karina Ferreira – As chances de cura dependem basicamente do estadio clínico do câncer no momento do diagnóstico, podendo chegar a quase 100% em casos muito iniciais. As principais opções de tratamento para o câncer de colo uterino incluem cirurgia, radioterapia e quimioterapia, que podem ser realizadas isoladamente ou em combinação, a depender do estágio da doença.
Cinform Saúde – Qual a principal mensagem da Campanha Janeiro Verde ?
Dra. Karina Ferreira – O câncer de colo uterino é altamente prevenível. A vacinação, o uso de preservativos nas relações sexuais e a realização periódica do exame preventivo são medidas indicadas para essa prevenção.