Referência no turismo sergipano e um dos principais destinos do estado, Canindé de Sergipe, no alto sertão sergipano, distante 195 km de Aracaju, se prepara para receber, nos dias 26, 27 e 28 de janeiro, o Verão Sergipe 2024, realizado pelo Governo do Estado. A cidade será a terceira parada do evento que promete não apenas agitar a temporada mais quente do ano, como também fomentar a economia e o turismo local.
Localizado na região do Cânion do Xingó, um dos principais tesouros naturais do Brasil, Canindé de São Francisco se transformará, durante o período, no centro de atividades esportivas e culturais que prometem atrair visitantes de dentro e fora do estado. Na programação musical da etapa do Verão Sergipe 2024 em Canindé, o destaque vai para: Bruninho Top7, Matheus Fernandes, Iguinho e Lulinha, Dan Chicleteiro, MariaMilena, Luiza Martins, Vitor Fernandes e Naurêa.
Hotelaria
O evento, que não apenas celebra a cultura e a diversão, se configura também como um elemento para o impulso econômico e turístico da região. O setor hoteleiro que o diga. É um dos que aguardam ansiosamente a chegada de visitantes interessados em explorar as belezas naturais da região, que é banhada pelo rio São Francisco, como também das diversas atividades que serão realizadas nos dias de festival.
De acordo com a diretora do Xingó Parque Hotel, Kátia Pimentel Gadelha, a ocupação hoteleira está em ascensão, os estabelecimentos locais se preparam para proporcionar uma estada acolhedora e memorável aos turistas que escolheram Canindé de São Francisco como destino.
“Esse evento é um marco, é a primeira vez que Canindé participa do Verão Sergipe. Eu acho que a cereja do bolo em Sergipe se encontra em Canindé do São Francisco. Vários empregos, formais e informais, serão gerados nessa época e a nossa expectativa é ter um público bom, tanto aqui para o setor hoteleiro como também para os bares e restaurantes e o comércio da região”, disse a diretora, que tem promovido um pacote especial para os dias de evento.
A diretora informou, ainda, que as contratações foram reforçadas por conta da alta demanda. “Nós já começamos a alta temporada. Na realidade, Canindé de São Francisco não tem alta nem baixa temporada, é o ano todo, porque temos sol o ano todo, toda uma estrutura que funciona de segunda a segunda, a exemplo dos barcos e atrativos turísticos. Nós temos 50 funcionários trabalhando direto. Na alta temporada, a gente reforça consideravelmente o quadro, e ainda mais por conta do Verão Sergipe”, afirmou.
Josivânia Domingos, conhecida como ‘Lalá’, é proprietária há dez anos de um restaurante e pousada em frente à prainha de Canindé, local onde serão realizados os eventos musicais. A empresária é outra que também pretende reforçar o quadro de funcionários pensando na movimentação do Verão Sergipe 2024.
“A expectativa é muito grande. As pessoas têm procurado reservas para esse período, graças a Deus. Para nós daqui da orla foi muito bom, como também para o comércio de toda a região, porque vai valorizar a prainha, assim como nossa ‘Rota do Cangaço’ e do ‘Velho Chico’. Estamos na preparação agora do estoque para o Verão Sergipe, contratando mais gente também para atender no evento. Nossa expectativa é dobrar, porque vai ser uma rotatividade muito grande. A gente está acreditando nisso. Ou seja, há uma expectativa muito grande de o movimento dobrar ou mesmo triplicar”, comentou.
A empresária, que é chefe de cozinha, disse ainda que a mão de obra local tem sido priorizada na hora das contratações para o evento. “A gente está dando oportunidade aos locais, que a gente tem uma população que precisa e também mão de obra especializada na região. É uma forma de favorecer a economia, gerando mais emprego. Já estamos divulgando nas nossas redes sociais esse evento, então já tem muita gente à procura de hospedagem para esses três dias. No final de semana, a gente está quase sem vaga na pousada, com uma lotação de 80%, e para esse final de semana do Verão Sergipe acredito que chegue aos 100%”, disse a chefe de cozinha de restaurante especializado em culinária regional nordestina.
Economia
Além disso, o comércio local vislumbra um aumento nas vendas, à medida que os visitantes movimentam as lojas, restaurantes e estabelecimentos comerciais da região. A empresária Cleide Cristina Xavier é proprietária, há 19 anos, de um restaurante próximo ao local onde serão realizados os shows. Para ela, a perspectiva é de incremento no faturamento durante os dias de festa. “A expectativa é muito positiva. Normalmente, o movimento já aumenta nessa época de fim de ano, no mês de janeiro e no Carnaval. Agora, com o Verão Sergipe, a gente espera superar. Atualmente, estou com seis funcionários fixos, mas com o crescimento do fluxo, normalmente, a gente aumenta o quantitativo e contratamos diaristas. Vamos, com certeza, ter que aumentar para o Verão Sergipe”, apontou.
Ao promover o turismo, o evento não apenas atrai olhares para a beleza natural da região, mas também gera oportunidades de negócios e empregos. Segundo o prefeito de Canindé de São Francisco, Weldo Mariano, o Verão Sergipe 2024 transcende seu papel de um evento sazonal, tornando-se um catalisador para a prosperidade econômica e o florescimento contínuo de Canindé de São Francisco. “É muito importante, principalmente, para a população de Canindé de São Francisco. Então, acho que chegou numa boa hora. A gente só tem que agradecer ao Governo do Estado por essa parceria. Como gestor do município, fico feliz em ver os nossos munícipes vislumbrando coisas boas e os artistas renomados que vêm para Canindé de São Francisco. Então é uma alegria imensa ver que a nossa cidade vai atrair um público não só de Canindé, como também de estados circunvizinhos, a exemplo de Alagoas e Pernambuco. Então vai ser um evento de uma magnitude muito grande e a expectativa é muito grande. Espera-se um público de 12 a 14 mil pessoas. Não tenho dúvida que o Verão Sergipe vai ser impactante para a economia local”, pontuou.
Valorização
Além dos Cânions de Xingó, a região conta com outros atrativos a exemplo do Museu de Arqueologia de Xingó, Vales dos Mestres, prainha do Rio São Francisco, cachoeira do Lajedão, que prometem incrementar ainda mais a experiência do Verão Sergipe na região. Ao valorizar as belezas naturais e culturais, o evento não apenas oferece entretenimento, mas deixa uma marca de preservação e promoção de recursos que contribuem para autoestima e o orgulho da comunidade.
Acostumada a frequentar Canindé do São Francisco com a família desde a adolescência, a socióloga Elaine Ferreira Lima, moradora de Aracaju, acha importante a festividade para promoção das potencialidades da região e fortalecimento do turismo. “Canindé tem atrativos naturais já reconhecidos e a gente sabe que hoje a indústria do turismo é uma das que mais desenvolvem e movimentam a economia. O sertão tem várias atratividades naturais e culturais também. Por isso esse tipo de evento é um chamariz de turistas e também de sergipanos que desconhecem a sua própria terra”, comentou.
Verão Sergipe 2024
O evento é uma realização do Governo do Estado, com o objetivo de fortalecer o turismo no interior. No total, o Verão Sergipe terá mais de 50 atrações sergipanas e nacionais, além de exposição e feira de artesanato e competições em diversas modalidades de esporte, num investimento de R$ 10 milhões, que deve impactar em mais de 200 mil pessoas em todos os municípios-sede.
A programação teve início na Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, nos dias 12 a 14 de janeiro, e seguiu, de 19 a 21 de janeiro, na Ponta dos Mangues, em Pacatuba. De 26 a 28, o evento acontece em Canindé de São Francisco. O município de Pirambu sedia a programação do Verão Sergipe de 2 a 4 de fevereiro. O Carnaval do Abaís, em Estância, nos dias 10 a 12 de fevereiro, também terá apoio do Governo do Estado na programação artística, completando a programação da estação mais quente no estado.
Fonte: Agência Estado – SE