Com a abertura das inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), nesta segunda-feira, 22, alguns alunos da rede pública estadual de ensino procuraram as referidas escolas para realizarem a inscrição sob a orientação de professores e gestores. No Colégio Estadual Paulo Costa, em Aracaju, mais de 20 alunos compareceram ao laboratório de informática.

A aluna Geovana Ferreira Santos, que pontuou 940 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), está confiante ao se inscrever para uma das vagas do curso de Publicidade e Propaganda na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ela colocou como segunda opção o curso de Educação Física, e disse que sempre gostou de atividades voltadas a arte, fotografia e marketing. “Estava vendo como funciona o curso e me identifiquei”, disse, ao afirmar que será a primeira a ingressar em um curso superior na família.

O aluno Flávio Daniel também compareceu ao colégio nesta segunda-feira, 22. Com orientação dos coordenadores da escola, Ronilse Torres e Orlando Sandes, Flávio fez a inscrição para o curso de Ciência Contábeis. “Tirei 800 na Redação e estou bastante otimista. Sempre gostei de estudar números e tenho mais paixão por matemática”, contou.

Para Rikelme Roma Santos, que fez a opção pelo curso de Engenharia Elétrica, ir até a escola no momento de férias permitiu que ele visse todas as opções de cursos e fosse orientado a se inscrever no curso que mais gostou. “Olhei vários cursos e Engenharia Elétrica me chamou atenção. Penso num projeto que seja na área das exatas”, afirmou.

A diretora da escola, Deise Nascimento, destacou que além da abertura do laboratório de informática para os alunos, também foram realizadas orientações com cada um deles. “Falamos individualmente sobre as habilidades de cada um, a pontuação que eles fizeram no Enem, o mercado de trabalho, explicamos sobre os cursos, quais estão melhores para o mercado de trabalho”, detalhou.

Período de inscrição

Os interessados devem se inscrever até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 25 de janeiro. Para esta edição do programa, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou 264.181 vagas em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições de educação superior que assinaram o Termo de Adesão (TA).

Para participar do processo seletivo do Sisu 2024, é necessário que o candidato tenha participado da edição de 2023 do Enem, bem como não ter zerado a prova de Redação, conforme a Portaria MEC n. 391/2002, e não tenha participado do Enem 2023 na condição de treineiro – candidato que não concluiu o ensino médio e participa do exame para fins de autoavaliação.

A inscrição para o Sisu é gratuita e realizada exclusivamente pela internet, por meio dos serviços digitais do Governo Federal (gov.br). A edição terá somente uma etapa de inscrição de candidatos às vagas ofertadas pelas instituições participantes para todo o ano. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 30 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso.

Lista de espera

Diferentemente dos anos anteriores, em 2024, a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de educação superior participantes, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular. O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso.

Os procedimentos para preenchimento das vagas serão definidos em edital próprio de cada instituição participante, de acordo com a Portaria Normativa MEC n. 21, de 2012, ressalvado o disposto no art. 2º do Decreto n. 11.781, de 14 de novembro de 2023, e no art. 3º da Portaria MEC n. 2.027, de 16 de novembro de 2023.

Com informações do Ministério da Educação

 

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Fies 2025: confira regras e como se inscrever

    Os candidatos interessados em participar do processo seletivo do Fundo [...]

  • Inclusão de Videolaparoscopia em lista de procedimentos é marco no cuidado oncológico no SUS

    Há cerca de dois meses, o Ministério da Saúde instituiu [...]

  • Nova regra exige que empresas avaliem riscos à saúde mental no trabalho a partir de maio

    A partir de maio deste ano, as empresas brasileiras terão [...]

  • Com reestruturação, Ligue 180 amplia atendimento à mulher

    A reestruturação da Central de Atendimento à Mulher - Ligue [...]

  • Governo de Sergipe garante kits escolares e fardamento para estudantes da rede estadual

    Cadernos, canetas, lápis e uniformes não são apenas itens básicos [...]