A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que o Programa Nacional de Imunizações incluiu a vacina contra a covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. A decisão é do Ministério da Saúde e passou pela avaliação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI).

De acordo com a coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro, crianças a partir dos 6 meses até os 5 anos incompletos terão que tomar três doses para completar o esquema vacinal. “A primeira dose deverá ser aplicada a partir dos 6 meses de idade e, com o intervalo de 28 dias da primeira dose, a criança já pode receber a segunda dose do imunizante. Ao passar mais 56 dias, o esquema pode ser concluído com a terceira dose”, explica Larissa.

Larissa Ribeiro, coordenadora de Imunização da SMS

A nota técnica do Ministério da Saúde aponta que, até novembro de 2023, no Brasil, cerca de 6,2 milhões de doses foram administradas na população pediátrica, incluindo crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, possibilitando a avaliação sobre a segurança e os benefícios da vacinação contra a covid-19.

“Desde o início da vacinação contra a covid-19 no Brasil, foram registradas 21,7 notificações de casos suspeitos de Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação ou Imunização (ESAVI) a cada 100 mil doses administradas nessa população. Do total de casos notificados, 91,6% foram reações leves e esperadas, apresentando evolução favorável. Foram notificados 0,2 casos suspeitos de ESAVI grave a cada 100 mil doses administradas, sendo essa frequência considerada muito rara pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A partir da avaliação de causalidade entre a vacina e o ESAVI notificado, não foram identificados eventos fatais associados com as vacinas Covid-19 pediátricas até o momento”, descreve o documento.

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Secretaria de Estado da Fazenda notifica microempreendedores individuais por débitos de ICMS

    Mais de 2,2 mil microempreendedores individuais (MEI) em Sergipe foram [...]

  • Justiça absolve sete acusados de incêndio e mortes no Ninho do Urubu

    Quase sete anos depois do incêndio no Ninho do Urubu, [...]

  • Em disputa com petroleiras, AGU garante R$ 22 bilhões em poder da União

    Os argumentos da Advocacia-Geral da União (AGU) foram em parte [...]

  • Semac renova aviso meteorológico para chuvas moderadas a intensas e ventos fortes em Sergipe

    O Governo de Sergipe, por meio da Gerência de Meteorologia [...]

  • Prefeita Emília Corrêa assina ordem de serviço para reurbanização da Praça Maria Augusta, na Aruana Agência Aracaju de Notícias

    A Prefeitura de Aracaju deu mais um passo na valorização [...]