Enquanto crescem no país, vendas automotivas ainda não
engrenaram em Sergipe

Por Anderson Christian

Eis aqui um tipo de notícia que ninguém fica feliz em dar: Sergipe, no mês de março, encolheu em termos de vendas no setor automotivo. Mas nem tudo está perdido: no Brasil, como um todo, houve crescimento. Os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Fenabrave – em relação a março de 2018, portanto, seguem curva similar a fevereiro passado. Ou seja, enquanto o país se recupera economicamente, o estado segue “patinando”.

Toro se deu bem na categoria Comercial Leve e liderou as vendas. Foto: Fiat

Para efeito de comparação: segundo a Fenabrave, no mês passado o segmento teve vendas totais de 298.598 unidades no Brasil, crescimento em relação a março de 2017 de 5,66%. A mesma análise em relação aos 2.628 veículos comercializados em Sergipe nos dois períodos mostra um decréscimo nas vendas da ordem de 18,46%.

Isoladamente, apenas três itens avaliados pela Fenabrave tiveram resultado positivo dentre as vendas sergipanas em março: Caminhões, com acréscimo de 44,12% em relação ao ano passado, além de Ônibus e Implementos Rodoviários, que cresceram a comercialização entre março passado e o mesmo mês de 2017 em 33,33% e 96,88%, respectivamente.

Sem surpresas: Onix, da GM, mais uma vez foi o campeão de vendas em Auto. Foto: GM

MAIS VENDIDOS

E na categoria Caminhões, o líder dentre os mais vendidos foi o Accelo 815, da Mercedes Benz. Já entre os mais comercializados na categoria Comercial Leve, que engloba picapes, a liderança ficou para a Toro, da Fiat. Interessante observar que estas duas vertentes do mercado não são necessariamente as mais acessíveis. Portanto, e em especial pelo crescimento nas vendas de caminhões, o poder aquisitivo dos compradores dá sinais de crescimento.

Honda Pop 100i: com preço acessível, modelo liderou entre Motos e em geral. Foto: Honda

Ainda segundo a Fenabrave, março passado foi mês, novamente, de liderança do Onix, da GM, na categoria Auto. Foram 98 unidades vendidas do modelo líder no mercado sergipano. Mas o pódio também contou com o HB20, da Hyundai, e com o Corolla, da Toyota, que venderam 77 e 70 unidades, respectivamente.

Por fim, o segmento mais popular e acessível dentre os computados pela Fenabrave no mês passado, o de Motos, emplacou o modelo mais comercializado em todo o estado durante o período analisado. Com 330 unidades vendidas, a POP 100i, da Honda, foi o maior destaque em março de 2018, seguida por mais dois modelos da marca japonesa: CG 160, com 222, e Biz, com 139 unidades comercializadas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Demanda por crédito deve ficar forte no quarto trimestre, diz pesquisa

    Instituições financeiras avaliam que a demanda de crédito deve permanecer [...]

  • Nova Via Litorânea formará cenário de lazer e estímulo ao turismo na capital

    A nova Via Litorânea, construída pela Prefeitura de Aracaju no [...]

  • R$ 4 bilhões: indústria naval vai gerar 10 mil empregos e contribuir para descarbonização

    Com investimentos superiores a R$ 4 bilhões, maior na história [...]

  • “Um Quê de Negritude”: Dança, cultura e resistência no palco do Teatro Tobias Barreto

    No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o [...]

  • Ironman: SMTT sugere rotas alternativas para garantir a mobilidade urbana em Aracaju; confira

    Para garantir a mobilidade urbana em Aracaju durante a realização [...]