O Hospital Amparo de Maria, através de profissionais da área de Nutrição, destaca a importância crucial da avaliação nutricional durante a gestação. A nutricionista Jacirlete Santos Lima, enfatiza a necessidade de considerar o peso pré-gestacional e o ganho adequado, variando conforme a eutrofia da paciente, orientando que exames são recomendados para diagnosticar carências nutricionais, que podem levar a diabete gestacional e hipertensão arterial.
A nutricionista explica que o foco é a conscientização de que o ferro, o ácido fólico e a vitamina B12, são essenciais na prevenção de anemia e parto prematuro. Jacirlete ressalta ainda, a importância de uma dieta equilibrada na prevenção de doenças que afetam a gestação. Além disso, ela atenta para desafios, que questões socioeconômicas e falta de conhecimento, destacando a necessidade de conscientizar sobre o consumo de ultraprocessados e promover práticas alimentares saudáveis durante a gestação.
Ela pontua que a avaliação nutricional inicia-se com os dados de peso pré-gestacional, permitindo monitorar o ganho adequado de 7 a 12 kg durante toda a gestação em pacientes eutróficas.
Formação do cérebro
Ao abordar a importância do ferro, ácido fólico e vitamina B12, Jacirlete destaca o papel crucial do ácido fólico na formação da medula e cérebro do bebê. “Solicitar exames é fundamental para identificar carências nutricionais e garantir a saúde da mãe e o desenvolvimento saudável do feto”, disse.
A nutricionista concluiu que é crucial alertar sobre o consumo de ultraprocessados, refrigerantes e evitar o consumo de peixes crus moluscicidas, contribuindo para uma gestação bem-sucedida e um nascimento saudável.