O Time Sergipe que está participando das Paralimpíadas Escolares 2023, em São Paulo, tem se destacado nas competições de paranatação, paralterofilismo e paratletismo. Nos dois primeiros dias da maior competição de paradesporto escolar do país, organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os paratletas sergipanos já conquistaram 33 medalhas na paranatação, 11 medalhas do paratletismo e uma medalha de ouro no paralterofilismo.

Os paratletas sergipanos participam das Paralimpíadas Escolares 2023 com o apoio do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel) e da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), a partir do investimento de mais de R$190 mil em passagens aéreas de Aracaju até São Paulo e R$15 mil na aquisição dos uniformes únicos e personalizados do Time Sergipe. Com a participação na etapa nacional das Paralímpiadas Escolares 2023, o Time Sergipe encerra a campanha 2023, ano em que participou dos Jogos da Juventude e dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), além das etapas regional e nacional das Paralímpiadas Escolares, envolvendo mais de 500 jovens atletas sergipanos nas competições nacionais.

Nos primeiros dias da etapa nacional das Paralímpiadas Escolares, os paratletas da paranatação sergipana, já conquistaram 33 medalhas, sendo 13 medalhas de ouro, 15 de prata e seis de bronze. Nas Paralímpiadas Escolares 2023, o Time Sergipe de paranatação está representado pelos atletas Hadassa Silva, Isabella dos Santos, Lucas Santos, Maria Verônica e Maria Vitória Menezes, Rafael Calixto, André Felipe, Malu Cristina, Júlia Souza, Mathias Rafhael, Miguel Santos, Yasmin Gabrielle, Vinicius dos Santos, Joel Alves, Helena Carrilho e Ana Luísa.

Todos esses atletas treinam semanalmente no Parque Aquático Oseas Dias de Miranda, no bairro Siqueira Campos, em Aracaju, uma das Escolas de Esporte mantidas pelo Governo de Sergipe, por meio Seel e da Seduc. Os paratletas sergipanos competiram nas principais provas de natação e quase todos conseguiram medalhas, além de pontuarem no ranking nacional escolar.

O paratleta Miguel dos Santos, 17, que já está na quinta e última edição das Paralimpíadas Escolares, destaca a importância das medalhas conquistadas esse ano. “Eu sinto que estou me despedindo com chave de ouro, literalmente. Consegui duas medalhas de ouro, nas minhas provas e estou muito satisfeito com esses resultados. Agora eu quero me dedicar à carreira de atleta e aos meus estudos, que eu já tenho tudo planejado”, afirma.

No paratletismo, o Time Sergipe é composto pelos atletas Anna Clara, Graziele Aparecida, João Emanoel, João Felipe, Kaique Gabriel, Maria Luiza dos Santos, Pablo Gabriel, Jéssica Oliveira e Maria Vitória. Na competição, eles já conquistaram cinco medalhas de ouro, cinco medalhas de prata e uma de bronze.

No halterofilismo, o Time Sergipe é representado apenas por Alessandro Menezes Ramos, de 17 anos, mais conhecido como Leleco, e que conquistou medalha de ouro na competição. Leleco competiu com atletas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Tocantins e Ceará, todos tiveram três chances de realizar a prova. Leleco conquistou o ouro na sua terceira e última chance, após levantar 101 quilos de peso, cumprindo as regras da competição.

A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, destaca o trabalho desenvolvido para fortalecer o desporto escolar sergipano e assim, também desenvolver o paradesporto profissional e de alto rendimento. “Começamos com o fortalecimento das categorias de base, começando pelas categorias escolares. Assim fazemos com várias modalidades e fazemos como paradesporto, com toda a sua amplitude. Acreditamos que esses jovens atletas que estão competindo nas Paralímpiadas Escolares hoje, são o nosso futuro. Eles podem seguir a carreira profissional, se tornarem grandes atletas e ainda nos orgulhar bastante. Todos merecem parabéns apenas por chegarem até aqui. Eles são exemplos para que outras pessoas com e sem deficiência percebam que é completamente possível praticar esportes, independente das suas limitações”, completa a secretária.

Paralimpíadas Escolares 2023

O Time Sergipe que está competindo nas Paralimpíadas Escolares desembarcou em São Paulo na última segunda-feira, 27, composto por 56 pessoas, entre 33 paratletas, com idades entre 11 e 18 anos, acompanhantes, técnicos, fisioterapeuta, oficiais e assistente, além do chefe da delegação, Ulisses Freitas, que também é paratleta e competiu nos últimos Jogos Parapan-Americanos, em Santiago, no Chile. Além da paranatação, paratletismo e halterofilismo, Sergipe trouxe representantes para competir no parabadminton, bocha e vôlei sentado.

Fonte: Agência Estado – SE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Serviço de cirurgia bucomaxilofacial do Hospital Regional de Itabaiana é referência estadual

    Com uma média de 4.572 pacientes atendidos por ano, o [...]

  • Aracaju sediará o I Fórum das Cidades Sergipanas para debater planejamento urbano e ordenamento jurídico

    No próximo dia 24, quarta-feira, às 14h, o plenário da [...]

  • Saúde de Aracaju promove mostra integrada para fortalecimento de práticas promissoras no SUS

    O Sistema Único de Saúde de Aracaju ganha mais um [...]

  • Plano de contingenciamento estadual garante assistência contínua nas unidades de saúde

    A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da [...]

  • Portos brasileiros registram melhor desempenho mensal da história: 124,7 milhões de toneladas

    Os portos brasileiros movimentaram, em julho, o maior volume mensal [...]