Durante a 16ª edição do ‘Sergipe é aqui’, realizada nesta quinta-feira, 23, em Poço Verde, no centro-sul sergipano, o Governo do Estado promoveu, por meio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), ações multitemáticas voltadas à saúde, proteção e combate à violência contra a mulher, além de oficinas de estímulo à inclusão produtiva e ao empreendedorismo feminino.

No Ônibus Lilás, a Diretoria de Proteção e Combate à Violência contra as Mulheres da SPM realizou a dinâmica do ‘Violentômetro’ com estudantes do município. “Chamamos a atenção para as diversas situações que caracterizam um tipo de violência contra a mulher. Com isso, ampliamos a consciência das alunas e dos alunos sobre o tema, que podem contribuir para fazer com que essas informações cheguem a mais pessoas”, detalhou a assistente técnica da SPM, Larissa Lima.

Além da dinâmica, a Diretoria realizou panfletagem e adesivaço para reforçar a campanha ‘Rompa o ciclo’. “Mais uma vez, distribuímos panfletos e adesivos dessa campanha, que busca conscientizar sobre o papel da sociedade no combate a todos os tipos de violência contra a mulher”, salientou Larissa Lima.

A SPM também realizou oficina de empreendedorismo voltada para a confecção de embalagens presenteáveis. “Para mim, está sendo um ótimo aprendizado, pois tenho uma loja de produto infantil. Vai servir para embalar as minhas peças, já vai ser menos custo na hora da venda. Já aprendi e estou arrasando nas embalagens. Estou amando a oficina”, afirmou a empreendedora Clécia das Neves.

A agricultora Maria Francisca também participou da oficina e elogiou a iniciativa da SPM. “Estou participando de várias ações oferecidas no ‘Sergipe é aqui’ e, para mim, está sendo muito bom. Aprendi coisas novas, como a produção dessas embalagens presenteáveis, e estou bem encantada com tudo. Está sendo maravilhoso”, enfatizou.

Outra ação promovida pela SPM durante o ‘Sergipe é aqui’ de Poço Verde foi uma roda de conversa para abordar a prevenção do câncer de mama, com foco nas mulheres que aguardavam a realização de exames na Carreta da Mulher. da Secretaria de Estado da Saúde (SES). “Realizamos uma dinâmica sobre o autoexame das mamas e reforçamos a importância da saúde preventiva. Inclusive, destacamos a importância do compartilhamento destas informações com outras mulheres”, destacou a diretora de Saúde da Mulher da SPM, Viviane Goston.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Novo ciclo de aplicação do imunizante contra vírus respiratório será iniciado em 24 de fevereiro

    Com o objetivo de prevenir infecções causadas pelo Vírus Sincicial [...]

  • Sergipe apresentou aumento na produção de petróleo em dezembro de 2024

    A produção de petróleo em Sergipe registrou um aumento significativo [...]

  • Mauricio Maravilha reforça necessidade de reestruturação do Plano Diretor de Aracaju

    O vereador Mauricio Maravilha (União Brasil) fez seu primeiro discurso [...]

  • Fanese inaugura Espaço da Sergipanidade e celebra identidade cultural e acadêmica

    A Fanese agora tem um espaço dedicado à cultura sergipana [...]

  • Fies 2025: confira regras e como se inscrever

    Os candidatos interessados em participar do processo seletivo do Fundo [...]