É recomendado ter cuidado com a rotina, observar comportamentos suspeitos e instalar equipamentos que reforcem a segurança

 

Mesmo com a presença ostensiva da Polícia Militar com rondas e operações para identificar suspeitos de ações criminosas, ainda é preciso adotar alguns cuidados para evitar ser vítima de crimes patrimoniais como furtos e invasões a imóveis. Por isso, é preciso estar atento à rotina para perceber eventuais comportamentos suspeitos e também incrementar a segurança com câmeras, por exemplo. Para aumentar a sensação de segurança, a Polícia Militar reuniu orientações para a população.

Uma das principais dicas é estar atento à rotina, conforme evidenciou a tenente Vanessa Oliveira, da Assessoria de Comunicação da Polícia Militar. “Evitar pegar sempre aquele mesmo percurso e os horários de chegada e saída de casa porque, muitas vezes, a pessoa que está interessada em fazer o furto ou arrombamento fica observando a rotina das pessoas. Essa situação torna o ambiente propício para invasões ou até mesmo para abordagens e roubo”, explicou.

Esse cuidado com a rotina também envolve o ato de observar o entorno da residência, além da instalação de equipamentos de segurança. “Observe o movimento da rua e se existem pessoas com atitudes suspeitas nas imediações de sua residência. É importante observar o comportamento suspeito já que as pessoas que têm esse intuito de furtar ou arrombar uma residência ficam observando por dias a movimentação de um imóvel”, alertou a tenente Vanessa Oliveira.

Outra dica é utilizar equipamentos que dificultem a percepção de imóvel vazio, conforme orientou a integrante da Assessoria de Comunicação da Polícia Militar. “É possível também instalar lâmpadas com sensores de luminosidade e sensores de movimento, pois a pessoa interessada em invadir ou arrombar uma residência ficará confusa sobre a presença ou não de alguém no imóvel. Mas, também é preciso fazer a manutenção de portões, portas e janelas para criar esse obstáculo”, acrescentou.

Para reforçar a segurança dos imóveis, também é recomendado instalar equipamentos tecnológicos, assim como descreveu a tenente Vanessa Oliveira. “Há diversos tipos de equipamentos de segurança, como as mais variadas câmeras, tanto noturnas, quanto aquelas com sensibilidade térmica. É importante ter a liberdade de poder viajar, mas também é preciso ter o devido cuidado com sua residência para ter uma viagem mais tranquila”, citou a integrante da Assessoria de Comunicação da Polícia Militar.

Acionamento da Polícia Militar

Em situações envolvendo crimes de furtos, roubos e arrombamentos, a Polícia Militar pode ser acionada. Para esse acionamento, a vítima ou qualquer pessoa pode acionar as equipes da corporação por meio do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), no telefone 190. Os operadores do Ciosp irão solicitar as principais informações sobre o caso para agilizar o direcionamento dos policiais militares para o local da ocorrência.

 

 

 

Fonte: Agência Estado de Notícias – SE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Artesãos sergipanos marcam presença na Feira Nacional de Artesanato e Cultura do Ceará

    O artesanato sergipano tem mais uma participação garantida em eventos [...]

  • STF retoma julgamento que pode ampliar foro privilegiado

    O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta sexta-feira (20) o [...]

  • Eleições 2024: primeiro digita o voto para vereador depois para prefeito

    O primeiro turno das eleições 2024 será realizado no dia [...]

  • Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

    Os ministérios das Mulheres e o Ministério do Trabalho e [...]

  • Moraes rejeita recurso do X contra bloqueio de perfis de Monark

    O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), [...]