Curso “Solo Fértil – Fertilidade do Solo e Recomendação de Fertilizantes e Corretivos” ocorrerá nos dias 16 e 17 de outubro
Estão abertas as inscrições para o curso “Solo Fértil – Fertilidade do Solo e Recomendação de Fertilizantes e Corretivos”, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de outubro, no auditório do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão vinculado à Secretaria do Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).
O curso tem como público alvo consultores em áreas relacionadas à agropecuária, técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos. De acordo com o presidente do ITPS, Kaká Andrade, a iniciativa é garantir a segurança alimentar da população e impulsionar o crescimento econômico do estado. “O ITPS é um instituto de ciência, tecnologia e desenvolvimento. Daqui saem análises feitas com comprometimento e de alta qualidade. Este curso reforça a nossa missão que é compartilhar conhecimentos e contribuir significativamente com o desenvolvimento do agronegócio para o estado de Sergipe”, reforça.
A coordenadora do Laboratório de Solos, Anairam Melo, destaca a importância da fertilidade do solo no contexto da produtividade agrícola. “O equilíbrio correto de nutrientes no solo desempenha um papel crítico no crescimento saudável das culturas e na obtenção de rendimentos satisfatórios. Este curso irá oferecer uma oportunidade valiosa para aprender com especialistas renomados na área, que compartilharão suas experiências e conhecimentos práticos”, diz.
O curso será ministrado pelos palestrantes: Airon José da Silva, doutor em agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Silva é reconhecido por suas contribuições nos campos da fertilidade do solo, química do solo, salinidade do solo, nutrição mineral de plantas, pedologia e educação em solos.
Já Marcos Cabral de Vasconcellos Barretto é doutor em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade de São Paulo (USP). Barretto é especialista em fertilidade do solo e adubação, com ampla experiência em fertilizantes minerais, matéria orgânica, poluição de solos, manejo de resíduos e direito ambiental.
Inscrições
Para participar do curso “Solo Fértil”, basta acessar o site do ITPS (https://itps.se.gov.br) e seguir as instruções de inscrição. São 65 vagas disponíveis, basta doar 1 kg de alimento não perecível. Os alimentos serão doados para instituições de caridade da capital.
Laboratório de Solos
O Laboratório de Solos tem como foco de atuação a avaliação da qualidade do solo para fins de fertilidade e irrigação. Desde 2010, é acreditado pela Coordenação Geral da Acreditação do Inmetro (CGCRE) com base na norma NBR ISO/IEC 17025, que é a norma utilizada como base para o processo de acreditação da competência do espaço laboratorial. Também faz parte das Redes de Prestação de Serviços Tecnológico do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), sendo inserido na Rede de Monitoramento Ambiental (Rema).
O Laboratório de Solos e Química Agrícola participa do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF), programa de ensaio de proficiência coordenado pela Embrapa Solos-RJ. Os resultados com elevado índice de precisão e exatidão lhe conferem o direito de uso do selo de qualidade há 18 anos.
Fonte: Agência Estado de Notícias – SE