O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de Sergipe (MPE), ajuizou a primeira denúncia no âmbito da Operação Caça-Fantasmas nesta segunda-feira (12). Foram denunciados: o ex-prefeito João Alves Filho, a ex-secretária de Governo Marlene Calumby, o ex-secretário da pasta Juvêncio Oliveira e os ex-servidores Augusto César Carvalho Gonçalves, Fábio Cristiano Siqueira Santos, Felipe Santos Melo, José Damião dos Santos e Mateus Rodrigues Maggioni.

A operação investigava a existência de funcionários fantasmas na Secretaria de Articulação Política e Relações Institucionais de Aracaju (Seapri) entre os anos de 2013 e 2016. Durante o inquérito civil, o ex-servidor da secretaria Valdson Quirino Santos descreveu o modus operandi de desvios financeiros da conta-corrente da Secretaria e apontou a existência de um esquema de distribuição e manutenção de cargos fantasmas por indicação do então secretário da pasta.

De acordo com a denúncia, os cinco servidores “recebiam mensalmente suas remunerações dos cofres públicos, sem que prestassem qualquer serviço público ou de interesse público em contrapartida, caracterizando-se como autênticos ‘fantasmas’”.

Acusações

João Alves Filho: crime de responsabilidade de Prefeito análogo ao crime de peculato, em continuidade delitiva

Marlene Calumby: peculato em continuidade delitiva

Juvêncio Oliveira: peculato em continuidade delitiva

Augusto César Carvalho Gonçalves: peculato em continuidade delitiva

Fábio Cristiano Siqueira Santos: peculato em continuidade delitiva

Felipe Santos Melo: peculato em continuidade delitiva

José Damião dos Santos: peculato em continuidade delitiva

Mateus Rodrigues Maggioni: peculato em continuidade delitiva

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Workshop de Comunicação Pública e Inovação da Prefeitura de Aracaju capacita comunicadores para aprimorar estratégias institucionais

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Comunicação [...]

  • Últimos ingressos para o Projeto Pôr do Jau em Aracaju

    Está chegando a hora! O clima de música e pôr [...]

  • Sandra Teschner leva a ciência da felicidade do berço das multinacionais à energia do Nordeste brasileiro

    Reconhecida internacionalmente como uma das maiores especialistas em Felicidade no [...]

  • Vice-prefeito Ricardo Marques abre Workshop ComuInova destacando a força da comunicação pública

    O vice-prefeito e secretário de Comunicação de Aracaju, Ricardo Marques, [...]

  • AGU pede prioridade no julgamento da lei de igualdade salarial entre mulheres e homens

    A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu que o Supremo Tribunal [...]