Além da boa notícia para os capelenses, a autarquia atendeu a diversos públicos com serviços relacionados a veículos e habilitação
O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) esteve nesta quinta-feira, 24, no município de Capela, no leste do estado, na 10ª edição do ‘Sergipe é aqui’. O programa de Governo Itinerante se destaca por inúmeros serviços prestados aos sergipanos, de forma prática, rápida e eficiente. A ação aconteceu na Creche Dona Zilda.
Na oportunidade, o Detran/SE disponibilizou aos capelenses mais de 30 serviços, a exemplo de informações sobre exames médicos, prova teórica, pontuação e biometria durante o processo de formação de condutores; solicitação de requerimento de renovação; emissão do Documento Único de Arrecadação (DUA) e Certificado de Licenciamento Anual Eletrônico (CRLV-E); Autorização para Transferência de Propriedade Eletrônica ou Recibo de Venda (ATPV-E); atualização de endereço; comunicação de venda, vistoria de veículos particulares e públicos; e palestras educativas com temáticas ligadas ao trânsito.
Também foi celebrado o Termo de Cooperação Técnica entre o Detran/SE e a Prefeitura Municipal de Capela, com o objetivo da instalação de um posto de atendimento da autarquia no município, vinculado à Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) Reinaldo Moura, na cidade de Carmópolis.
“A Ciretran mais próxima fica no município de Carmópolis. Com um posto de atendimento em Capela, o cidadão que precisar do Detran poderá resolver suas pendências perto de casa”, considerou a diretora-presidente do Detran/SE, Naleide de Andrade. Entre os serviços que serão ofertados na unidade estão: consultas de Carteira Nacional de Habilitação (CNH); serviços presenciais por agendamento; entrega e auditoria em emissão de documentos; captura biométrica; e outros serviços relacionados a veículos e habilitação.
De acordo com a prefeita do município, Silvany Yanina Mamlak Cavalcanti, a iniciativa demonstra que Capela vive um momento de crescimento. “O Governo do Estado tem sido um grande parceiro, e a instalação de um posto de atendimento do Detran nos orgulha e muda a vida dos condutores da nossa cidade”, ressaltou.
Educação para o trânsito
Nesta edição, por meio do Ônibus-Escola, pilotos de motocicletas foram contemplados pela palestra ‘Atenção motociclista, o uso do capacete salva vidas’, momento em que puderam tirar dúvidas relacionadas ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A palestra foi conduzida pelo especialista em trânsito Edvaldo Júnior. “A regulação da profissão, dúvidas inerentes à conduta, não só do motorista, mas também do passageiro, e esclarecimentos de documentação em relação ao Detran foram temas debatidos e de extrema importância para a classe”, explicou.
Também estiveram presentes no ‘Ônibus Escola’ estudantes das redes de ensino estadual e municipal, que assistiram à palestra ‘O uso do cinto de segurança é obrigatório e salva vidas’. De acordo com a auxiliar administrativa de uma das escolas contempladas, Luzinete dos Santos, o tema é de extrema relevância para a segurança dos alunos. “Moro em um povoado, mas não vacilo. Até para circular no povoado coloco o cinto de segurança, e é maravilhoso que os alunos saibam a importância de um trânsito seguro”, reforçou.
Fonte: Agência Estado – SE