Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese
Foi aprovado, nesta quarta-feira (23), o Projeto de Lei Nº 309/2023 de autoria da deputada Áurea Ribeiro (Republicanos). A matéria declara a ‘Festa de Santos Reis no Município de Macambira’ como Bem de Interesse Cultural do Estado, bem como a inclui no Calendário Oficial de Eventos de Sergipe.
“A justificativa do presente Projeto de Lei reside na valorização da cultura popular, que, como o próprio nome já diz: é a cultura do povo. É possível definir a cultura popular como um conjunto de saberes determinados pela interação dos indivíduos de uma certa localidade. Ela reúne elementos e tradições culturais que estão associados às características daquele povo em específico. Advém da adaptação do ser humano ao meio ambiente onde vive e abrange inúmeras áreas de conhecimento, como crenças, artes, moral, leis, linguagem, ideias, hábitos, tradições, usos e costumes. Esses conjuntos de práticas e tradições são expressos através de festas, mitos, lendas, costumes, danças, práticas culturais e outras formas de manifestações artísticas do povo da determinada região, como na alimentação, na linguagem, nas celebrações, na religiosidade, entre outros”, destacou a parlamentar.
Há mais de seis décadas a festa acontece anualmente no mês de janeiro, como atividade que marca o Dia de Reis, celebrado no dia 6. São celebradas missas, apresentações de grupos folclóricos e festividades, as quais costumam reunir milhares de fieis locais e turistas.
“A realização da ‘Festa de Santos Reis’, além de promover a valorização das tradições culturais e raízes macambirenses, fomenta o turismo local, reunindo milhares de pessoas do Estado de Sergipe, Alagoas, Bahia e outras regiões, trazendo benefícios econômicos e culturais ao Município, como também gera vários empregos sazonais, especialmente após a época natalina”, destacou a deputada Áurea Ribeiro.
O Projeto de Lei foi aprovado durante a Sessão Plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe, e seguirá para sanção governamental.
Festa de Santos Reis é realizada intensamente (Foto: Fabiana Costa/Secult) |