Primeira etapa do projeto compreende reforma do zoológico, incluindo o Centro de Tratamento de Animais Silvestres

Representantes da Câmara Estadual de Compensação Ambiental (Ceca) estiveram nesta segunda-feira, 21, no Parque Governador José Rollemberg Leite – Parque da Cidade -, em Aracaju, para verificar o andamento das obras de reforma e modernização do espaço. A visita teve como objetivo o alinhamento de intervenções a serem executadas na primeira etapa da obra, bem como as tratativas para início da segunda etapa.

A Ceca é constituída por representantes da Secretaria de Estado do Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), da Administração Estadual de Meio Ambiente (Adema), da Procuradora Geral do Estado (PGE) e por um membro da sociedade civil indicado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Orçada em R$ 4,9 milhões, a obra do Parque da Cidade, que está dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Morro do Urubu, é resultado do ‘Plano de Aplicação para os Recursos Oriundos da Compensação Ambiental’ do Governo de Sergipe com a Centrais Elétricas de Sergipe (Celse), empresa que foi adquirida pela Eneva. A compensação ambiental da reforma é decorrente do licenciamento do Complexo Termoelétrico Porto de Sergipe, até então de propriedade da Celse.

Representando a secretária de Estado do Ambiente e presidente da Câmara Técnica, Deborah Dias, durante a visita, o diretor de Meio Ambiente da Semac, Gilvandro Louro, destacou que a reforma trará mais dinamismo às atividades da unidade, sobretudo uma melhor infraestrutura para receber moradores do entorno, turistas e pesquisadores.

“Trata-se de uma obra com grande impacto social para a capital sergipana, e que impulsionará setores importantes da economia, mostrando o potencial da nossa unidade de conservação estadual”, considerou.

De acordo com o administrador e gestor da obra, Alexandre Madeira Bastos, a primeira etapa do projeto corresponde à reforma do zoológico, incluindo o Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas). “Já a segunda etapa vai compreender a reforma dos quiosques, o espaço para piquenique, o local onde fica a imagem de Nossa Senhora da Conceição, o Campo de Futebol, o pórtico, o calçamento e a drenagem”, detalhou.

Parque da Cidade

Inaugurado em 1979, o Parque Governador José Rollemberg Leite possui mais de 213 hectares e abriga o zoológico da cidade, com 400 espécimes de animais silvestres, dispondo de um cronograma de alimentação rico e nutritivo, uma hípica, uma grande área verde para caminhadas e passeios, além de uma das mais belas vistas de Aracaju.

O parque conta ainda com o Cetas, espaço adequado para cuidar da saúde dos animais que moram no zoológico e também dos que chegam por meio das equipes de resgate da Adema.

 

 

Fonte: Agência Estado de Notícias – SE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Centro de Terapias Integradas do Ipesaúde duplicará atendimentos e serviços infantojuvenis

    O Centro de Terapias Integradas do Instituto de Promoção e [...]

  • Mpox: diretor do Ministério da Saúde tira dúvidas sobre sintomas, transmissão e cuidados para evitar a doença

    Com mais de mil casos registrados no Brasil em 2024, [...]

  • Emendas Pix: estados e municípios têm até 27 de setembro para prestar contas

    O prazo para prestação de contas e detalhamento de gastos [...]

  • Programa Voa Brasil vende 10 mil passagens a R$ 200 em dois meses

    O programa Voa Brasil comercializou cerca de 10,4 mil passagens para 68 [...]

  • Defesa Civil de Sergipe intensifica ações de combate à estiagem e atualiza lista de municípios em situação de emergência

    A Defesa Civil estadual intensifica suas ações para enfrentar os [...]