Demissão de servidores em municípios sergipanos

Os primeiros dias do mês de agosto começaram de forma inesperada para servidores de dois municípios sergipanos. No município de Maruim, na Grande Aracaju, o prefeito Gilberto Maynart (PT) reuniu os servidores comissionados e contratados para anunciar os possíveis cortes no quadro pessoal. A expectativa é que cerca de 300 pessoas sejam afetadas com a decisão. A assessoria de Comunicação do Município nega a informação, porém servidores, que foram demitidos, confirmaram a informação. No Município de Muribeca, no Baixo São Francisco, a expectativa é que 250 servidores sejam demitidos. A assessoria de Comunicação confirmou que haverá exonerações, mas não confirmou a quantidade. De acordo com a assessoria, a diminuição das receitas provocou esta decisão do prefeito Mário César da Silva Conserva, o Mário de Sandra (PL).

Foto: Erick O’Hara

Liberação da BR-101

O Superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Sergipe, Halpher Luiggi Monico Rosa, informou no início da tarde desta terça-feira (1), que o trecho que compreende os quilômetros do 71 ao 77, em Maruim, deve ser liberado na próxima sexta-feira (4). A informação foi confirmada ao radialista George Magalhães, no programa Sergipe Verdade, na Sim FM. Segundo o superintendente, falta apenas a confirmação do Ministério da Infraestrutura, mas a data está pré-definida. Halpher Rosa disse que mais 8 quilômetros devem ser liberados até dezembro deste ano e até meados do ano de 2024, mais 11 quilômetros sejam liberados. Em fevereiro deste ano, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou da solenidade de retomada das obras de duplicação da BR-101, em Maruim.

Foto: FPI

Lixões interditados

Os municípios de Malhada dos Bois e Muribeca tiveram lixões interditados durante os trabalhos da Equipe Saneamento, da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI/SE), na quinta-feira (27). Nas áreas inspecionadas, foi identificado descarte irregular de resíduos urbanos, restos de animais, pneus e outros entulhos. A ação coordenada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e pelos Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Trabalho, chega ao quinto dia de atividade somando três lixões interditados. Na terça-feira (25), o lixão de Graccho Cardoso também foi interditado.

Troca de Lâmpadas

Neste mês de agosto, o caminhão do Programa de Eficiência Energética (PEE) percorrerá os municípios de Itabi, Porto da Folha, Amparo do São Francisco, Nossa Senhora de Lourdes e Nossa Senhora da Glória. O objetivo é levar informações sobre o consumo consciente de energia elétrica por meio de palestras, além da troca de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED, que são mais econômicas e eficientes. No primeiro semestre deste ano, mais de 4 mil famílias foram beneficiadas com a troca de lâmpadas. Durante esta semana, o caminhão está visitando a cidade de Itabi. Para participar da ação de troca de lâmpadas, precisa ser um cliente do Programa de Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e apresentar o RG. Cada unidade consumidora pode trocar até seis lâmpadas gratuitamente. A ação acontece na praça principal das 8h às 17h.

Foto: FPI

Ação em Japoatã

Na primeira semana da Fiscalização Preventiva Integrada do São Francisco (FPI/SE), coordenada pelos Ministérios Públicos do Trabalho, Estadual e Federal, em conjunto com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), foram descobertas irregularidades no armazenamento, reutilização e descarte de embalagens de agrotóxicos em uma usina localizada no município de Japoatã, Sergipe. Durante a operação, a equipe da FPI identificou o armazenamento inadequado de quase 20 mil litros de agrotóxico e 2 toneladas de produto granulado. Além disso, foram flagradas práticas de reutilização e descarte irregular das embalagens, o que representa um risco significativo ao meio ambiente e à saúde da população. Em decorrência das infrações constatadas, a equipe emitiu um Relatório de Fiscalização do Crea-SE, um Auto de Infração e Termo de Fiscalização da Emdagro, e um Auto de Notificação da Adema. As ações têm como objetivo garantir a devida responsabilização dos envolvidos e a correção das práticas inadequadas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Simples Nacional: prazo para regularização de dívidas termina dia 29/11

    O prazo para microempreendedores, microempresas e empresas de pequeno porte [...]

  • Fraudes em ambiente digital: Brasil registra uma tentativa a cada 3 segundos no primeiro semestre

    No primeiro semestre de 2024, a cada três segundos houve [...]

  • É falso conteúdo dizendo que parcela de janeiro do Bolsa Família será paga junto à de dezembro

    O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate [...]

  • Governo de Sergipe reabre Museu Afro-Brasileiro de Sergipe, em Laranjeiras

    No Dia da Consciência Negra, celebrado nessa quarta-feira, 20 de novembro, [...]

  • Projeto de professora da UFS investirá mais de R$ 900 mil no sucesso de meninas em STEM

    A proposta contará com investimento de mais de R$ 930 [...]