O uso inadequado das mochilas no dia a dia, pode provocar dores crônicas na coluna e má postura na criança e no adolescente
A mochila é um dos principais itens da rotina escolar de crianças e adolescentes, que sempre se empolgam para escolher modelo, cor e personagem favorito. Mas, os itens observados na hora da escolha devem ir muito além, e merecem bastante atenção dos pais e responsáveis quanto ao tamanho, peso e maneira correta de usar.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as crianças e jovens em idade escolar carreguem mochilas que pesem, no máximo, o equivalente a 10% do peso do seu corpo. Sendo assim, uma criança que pesa 30 quilos, não deve carregar uma mochila com mais de três quilos.
De acordo com o ortopedista Felipe Medeiros, coordenador do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza, o uso inadequado das mochilas no dia a dia, pode provocar dores crônicas na coluna e má postura na criança e no adolescente.
“Os pais devem ficar atentos se houver dor ou desconforto ao usar a mochila. Devem observar também algum tipo de deformidade ou mudança postural. E não devem ignorar qualquer dor nas costas em crianças e adolescentes”, ressalta o médico.
Uso correto da mochila
O ortopedista explica que esses problemas futuros podem ser evitados com alguns cuidados e atitudes simples no dia a dia. E deu dicas valiosas para o uso correto das mochilas:
- Organizar a mochila, utilizando todos os seus compartimentos, de modo que os objetos mais pesados fiquem no centro e mais próximo das costas;
- Transportar apenas o necessário: não carregue livros ou objetos que não serão utilizados naquele dia;
- Dobrar os joelhos ao se agachar: não se incline dobrando as costas, principalmente para erguer algo pesado e ao carregar mochilas;
- Utilizar sempre ambas as tiras nos ombros;
- Tensionar as tiras para que a mochila fique bem junto ao corpo e aproximadamente cinco cm acima da linha da cintura;
- Não exceder o peso da mochila em 10% do peso corporal da criança.
- Opção para não sobrecarregar a coluna: mochila escolar com rodas.
Fonte: Agência Estado – SE