Virou lei nesta quinta-feira, dia 13, a iniciativa do deputado estadual Neto Batalha (PP) para adotar o  Cordão de Girassol em todo Estado de Sergipe. O projeto esta focado na conscientização e disseminação do conhecimento sobre deficiências ocultas, a exemplo do autismo. Assim, espera-se que as pessoas adotem comportamentos mais acolhedores e empáticos.

O uso do cordão servirá como instrumento auxiliar e facilitador para identificação de pessoas com deficiências ocultas e não visíveis.

Segundo o autor da lei em Sergipe, o uso do cordão é facultado aos indivíduos que tenham deficiências ocultas, bem como a seus acompanhantes e atendentes pessoais, porém a simples utilização não constitui fator condicionante para o gozo de direitos assegurados à pessoa com deficiência.

O deputado explicou que os estabelecimentos públicos e privados devem orientar seus funcionários e colaboradores quanto à identificação de pessoas com deficiências ocultas, a partir do uso do cordão de girassol, bem como aos procedimentos que possam ser adotados para atenuar as dificuldades destas pessoas.

De acordo com Neto Batalha, o cordão de girassol deve possuir uma faixa estreita de tecido ou material equivalente na cor verde e estampada com desenhos de girassóis, podendo ter um crachá com informações úteis, a critério do portador ou de seus responsáveis.

“Em alguns países essa prática de atenção especial é comum em vários estabelecimentos que prestam algum tipo de serviço à população, porém no Brasil a informação sobre essa causa em prol da assistência especial para portadores de doenças ocultas é pouco disseminada. Com esta aprovação em Sergipe, damos um passo enorme para promover a inclusão dessas pessoas na sociedade e diminuir o preconceito”, comemorou.

 

 

 

Por Assessoria Parlamentar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • PromuAlese promove palestra sobre violência contra mulheres em Aracaju

    A equipe da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa [...]

  • Com nova expansão, Gás do Povo alcança quase 15 milhões de famílias em todo o País

    O programa Gás do Povo, do Governo do Brasil, já [...]

  • Destina Sergipe 2026 mobiliza contribuintes a transformar Imposto de Renda em cidadania e inclusão social

    Com o início do prazo para entrega da Declaração do [...]

  • Março Azul: exames para rastrear câncer de intestino triplicam no SUS

    O número de exames para detecção precoce do câncer de [...]

  • Aracaju se prepara para participar de uma das principais feiras de turismo do país

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do [...]